Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Bebê vive no útero da mãe em coma

BELO HORIZONTE – Médicos do Hospital Madre Teresa, em Belo Horizonte (MG), estão mobilizados na tentativa de salvar a vida de um bebê no útero da secretária Cristina Alves Dias, de 33 anos, em coma profundo há cerca de três semanas. Cristina tem um tumor irreversível e progressivo no cérebro, que a qualquer momento pode levá-la à morte cerebral. A gestação precisa durar pelo menos mais dois meses, conforme a equipe médica, para que a criança, do sexo masculino, tenha chance de sobreviver.
    
De acordo com o coordenador da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital, José Carlos Fernandes Versiani, a literatura médica registra somente dez casos no Mundo de sobrevida do bebê quando constatada a morte cerebral da mãe. O que surpreendeu os médicos foi a descoberta de que Cristina está grávida, mesmo a paciente sendo submetida a tratamentos de quimioterapia e radioterapia, além de doses altas de corticóide, que desregula a produção hormonal.
    
A secretária descobriu o tumor cerebral em 1999, quando buscou tratamento para hipotireoidismo (um tipo de distúrbio do funcionamento da tireóide).
    
Da Assessoria de Imprensa do Cremepe.
Com Informações do Diário de Pernambuco.