Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Doenças cardíacas afetam cada vez mais mulheres

Estresse, hipertensão, menopausa e tabagismo são alguns fatores responsáveis pelo crescimento do número de infartos no público feminino.
    
As doenças cardiovasculares são, nos dias de hoje, uma preocupação mundial. Preveni-las tornou-se uma meta prioritária e permanente, tanto para homens quanto para as mulheres. Existem comprovações científicas do crescimento das doenças do coração no público feminino. Uma em cada dez mulheres americanas com idade de 45 a 64 anos tem alguma forma de doença cardíaca, e esta incidência cresce na proporção de uma para cada cinco mulheres após os 65 anos. Algumas mulheres têm mais “fatores de risco” para doenças cardiovasculares do que outras.
    
Esses fatores incluem hábitos ou características que predispõem ao desenvolvimento da doença cardíaca. Os principais são: hipertensão arterial, colesterol elevado no sangue, fumo, obesidade, vida sedentária, diabetes e estresse.
    
Assassina silenciosa – A hipertensão arterial tem sido associada a uma incidência aumentada de ataques cardíacos e derrames cerebrais. Estima-se que 20 % da população adulta apresenta pressão alta. Quando não está relacionada a outras condições como obesidade, tabagismo, altos níveis de colesterol ou diabetes, o risco de infarto do miocárdio e derrame cerebral multiplica-se várias vezes.
    
Em muitas pessoas, pode permanecer assintomática durante anos, por isso é chamada de “assassina silenciosa”. A Hipertensão tem origem familiar em aproximadamente 95 % dos indivíduos hipertensos e o tratamento consiste na diminuição de ingestão de sal, redução do peso corporal e medicamentos. Na maioria das pessoas, a pressão alta não tem cura, necessitando de um tratamento de manutenção por toda a vida, com o objetivo de evitar complicações graves.
    
TABAGISMO – O fumo é um dos piores inimigos para o coração da mulher. O vício está sempre ligado à maior incidência das doenças das artérias coronárias, com todas as suas complicações – angina de peito, infarto do miocárdio e morte súbita. O perigo aumenta de acordo com a quantidade de cigarros fumados e com o número de anos em que eles são consumidos.
     
O tabaco age sobre o coração através da nicotina e do monóxido de carbono. Acelera os batimentos. Contrai os vasos sanguíneos. Lesa o revestimento interno das artérias coronárias. Diminui o aproveitamento do oxigênio nos diversos tecidos do organismo, principalmente no próprio músculo cardíaco, e aumenta a coagulabilidade do sangue.
    
Colesterol – As doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de mortalidade, de aposentadoria por invalidez e de licença temporária do trabalho – também entre a mulheres. A de maior incidência é a doença arterial coronariana, que se traduz pela insuficiência da irrigação sanguínea ao coração através das artérias coronárias.
    
O aumento dos níveis de colesterol causa a obstrução das artérias coronárias chamada de “aterosclerose”, levando ao aparecimento de angina de peito, infarto do miocárdio e morte súbita.
    
A vida moderna é responsável por trazer também o estresse ou tensão emocional ao dia-a-dia da mulher, que antes vivia apenas para os afazeres domésticos. Ele é resultante de situações de pressão e exigências no trabalho e nas relações com as pessoas. Para os indivíduos que têm “problema de coração” ou “pressão alta”, pode acontecer o agravamento da doença, dificultando o tratamento.
    
Outro problema que está se tornando quase uma “epidemia” mundial é a obesidade. Comprovadamente, a redução do peso provoca a diminuição dos níveis elevados de colesterol e pressão arterial. A obesidade é fator preponderante no aparecimento e progressão da aterosclerose e de todas as complicações cardiovasculares.
    
HORMÔNIOS E MENOPAUSA – A menopausa se caracteriza pela diminuição acentuada na produção dos hormônios sexuais – estrógeno e progesterona. Tal redução faz cessar a menstruação, predispõe ao aparecimento da osteoporose e aumenta o risco de doenças cardiovasculares.
    
Estudos demonstram redução de 50% no risco de doença cardíaca em mulheres na menopausa que tomam estrógenos (reposição hormonal). A combinação de estrógeno mais progesterona também tem efeito cardioprotetor semelhante ao estrógeno, quando usado isoladamente.
    
Da Assessoria de Imprensa do Cremepe.
Com Informações da Comunicativa.
Jornalista: Keila Vasconcelos.