Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Estudo aponta curto prazo de validade das pesquisas médicas

Um relatório sobre estudos médicos publicados em três prestigidas publicações constata que o que os médicos um dia disseram que era saudável, acabou sendo considerado prejudicial, ou pelo menos não tão maravilhoso como se pensou a princípio.
    
Os pesquisadores avaliaram artigos que saíram publicados entre 1990 e 2003, entre eles 45 trabalhos que receberam uma grande cobertura e que inicialmente insistiram nos benefícios de um medicamento ou tratamento.
    
O relatório, que será publicado amanhã na mais recente edição da revista “Journal of the American Medical Association”, conclui que descobertas posteriores contradisseram os resultados de sete dos estudos, isto é, 16% deles.
    
A isso se somam resultados abaixo dos esperados em outros sete trabalhos, o que significa que aproximadamente um terço (32%) das premissas médicas não sobreviveram ao passar dos tempos.
    
Os especialistas indicam no artigo que a pesquisa serve para lembrar que pacientes e médicos não devem confiar nos resultados de um só estudo.
    
Os estudos em questão abordaram variados assuntos médicos. O tratamento de reposição hormonal, por exemplo, foi em seu momento considerado uma receita mágica frente às moléstias da menopausa. Mas em 2002, pesquisadores anunciaram que este tratamento aumentava os riscos de derrames, câncer de mama e problemas cardíacos.
    
Os benefícios da vitamina E, à qual era atribuída a capacidade de prevenir infartos, também foram posteriormente desmentidas. As contradições também respingaram sobre as pesquisas sobre o óxido nítrico, um composto que não melhora, como se assegurava, as chances de sobrevivência de pacientes com insuficiência respiratória.
    
Outro estudo dizia que um tratamento com anticorpos não melhorava as chances de sobrevivência em certos pacientes com septicemia. Posteriormente, se descobriu que esse tratamento sim beneficiava pessoas com o citado problema.
     
Da Assessoria de Imprensa do Cremepe.
Com Informações da Agência da EFE, em Washington.