Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe conclui fiscalizações em ESFs de Toritama

IMG_9627A equipe de fiscalização do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) vistoriou nesta quinta-feira (02/07) quatro Postos de Saúde do município de Toritama, agreste do Estado. As fiscalizações foram demandadas pela comarca de Toritama do Ministério Público de Pernambuco após denúncia de falta de medicamentos e médicos regulares. As unidades visitadas foram: ESF São João, ESF Fazenda Velha, PSF Coqueiral e Centro I.

Na oportunidade, foi comprovada a falta de medicamentos, porém o que chamou a atenção da equipe foi a estrutura precária das unidades. Havia infiltrações, mofo nas paredes,  nenhuma possuía banheiros especifico para os pacientes, copa ou sala de reunião, e nem acessibilidade. Os vínculos das equipes de saúde eram contratos precários – com 13 º salário, mas sem férias -.

Estas fiscalizações completam as outras vistorias realizadas pelo Cremepe há 15 atrás. Os relatórios de todas as unidades fiscalizadas serão encaminhados para o MPPE e apreciados na plenária do Conselho.

Detalhes de cada unidade

A ESF São João funciona em uma estrutura improvisada até a inauguração da nova unidade  prevista para 23 de julho que deve garantir atendimento de especialistas, inclusive de dentistas, além de especialidades médicas como pediatria. Para o  agente de saúde do distrito de São João, Cristiano Antônio, a nova unidade vai melhorar a saúde da população local. “A inauguração da USF vai ser um sonho porque o médico atende cerca de 50 pacientes em um dia precisa de uma USB adequada”, indicou.

Já no distrito de Fazenda Velha, a médica fiscal, Polyanna Neves, destacou a ação da equipe do PSF que faz um mutirão de citologia três ou quatro vezes no ano para as mulheres da região poderem fazer seus exames periódicos após o trabalho. O PSF Coqueiral oferece cerca de 40 consultas por dia, não há segurança e a unidade também é improvisada. A unidade do Centro I cobre 1.940 famílias por isso o quantitativo de medicamentos não supri a necessidade da população.