Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe entrou com ação para que Huoc restabeleça tratamentos

huocO Conselho Regional de Medicina (Cremepe) entrou na Justiça com uma ação civil pública, com pedido de liminar, nesta sexta (10/07) para que os pacientes com câncer do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc) tenham os tratamentos restabelecidos. A informação é do presidente do conselho, Sílvio Rodrigues. De acordo com ele, tanto a gestão da unidade quanto a Secretaria de Saúde foram alertados em dezembro de 2014 pelo Cremepe sobre a falta de medicamentos.

“Desde dezembro do ano passado, através de denúncias de médicos residentes do Huoc, nós abrimos um protocolo aqui no Cremepe. Fizemos uma reunião ampliada, com todas as chefias clínicas do hospital, e já naquele momento se via problemas relacionados à falta de antibióticos importantes e de alguns quimioterápicos. Nós alertamos a gestão e a Secretaria de Saúde, que também participou da reunião”, afirmou.

Para Rodrigues, a questão é priorizar os pacientes de câncer em tratamento, que não podem esperar muito tempo. “Existem serviços além do Oswaldo Cruz que fazem tratamentos quimioterápicos. E a gente sabe que esses serviços têm estoque, tanto na rede pública quanto na privada. No nosso entendimento, se o governo do estado priorizar esses medicamentos, e levar para os pacientes do Huoc, de forma emergencial, daria a garantia para que esses pacientes tivessem o tratamento durante o prazo em que os estoque não for renovados”, ponderou.

O Hospital Owaldo Cruz, no bairro de Santo Amaro, área central do Recife, é ligado à Universidade de Pernambuco (UPE). Os pacientes em tratamento de câncer denunciam que, há alguns meses, os medicamentos para quimioterapia estão em falta. Na quinta-feira (9), uma denúncia do NETV 1ª Edição mostrou a falta de estrutura da unidade. Três profissionais que exerciam funções administrativas e financeiras no hospital universitário foram exonerados ainda na quinta-feira. O reitor da Universidade de Pernambuco, professor Pedro Falcão, compôs equipe para levantar informações e resolver os problemas do hospital.

O Huoc é ligado à Secretaria de Ciência e Tecnologia, que disse que está “tomando as providências necessárias para reestabelecer os atendimentos no hospital e melhorar a administração no menor tempo possível”. O Ministério da Saúde informou, através de nota, que tem repassado dinheiro para o hospital todos os anos, e de forma crescente. E a Secretaria de Saúde do estado disse que os pacientes do Huoc vão ser tratados em outros centros de referência.