Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Consulta pública sobre acreditação das escolas médicas está no ar

Já está na rede o site www.saeme.org.br com informações sobre o Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme), lançado recentemente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Educação Médica (Abem). Pelo site, as instituições e demais interessados em aperfeiçoar o processo de acreditação também poderão participar, até o dia 10 de agosto, da consulta pública sobre os critérios a serem usados no formulário de visitas às escolas médicas. Podem ser apresentadas sugestões e subsídios ao instrumento de avaliação.

No site, também é possível obter informações sobre o cronograma de implantação do Saeme, quem é a equipe técnica responsável, como ocorre a acreditação no mundo e informações sobre a inscrição das escolas candidatas, entre outras informações. O roteiro de avaliação, que está em processo de consulta pública, vai colher informações das escolas médicas referentes à caracterização da instituição de ensino e do curso, sobre os indicadores de qualidade dos cursos, a dimensão educacional, o corpo docente, o corpo discente e a infraestrutura.

Neste primeiro ano, o Saeme deverá avaliar 20 instituições de ensino do País ? todas voluntárias – sendo seis do Sudeste, quatro do Nordeste, quatro do Sul, três do Centro-Oeste e outros três do Norte, com tipos distintos de estatutos jurídicos, tempo de existência e métodos de ensino. As primeiras visitas devem ocorrer entre novembro e dezembro, com expectativa de divulgação até o primeiro trimestre de 2016.

Leia aqui mais informações sobre o Saeme.