Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe dá prazo de 15 dias para SVO regularizar o serviço

Reunião com o corpo clínico do SVO | Foto: Priscilla Fernandes

Reunião com o corpo clínico do SVO | Foto: Priscilla Fernandes

Na tarde de terça-feira (28/07), o presidente e a conselheira do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), Sílvio Rodrigues e Zilda Cavalcanti, respectivamente, receberam o corpo clínico do Serviço de Verificação de Óbito (SVO), na sede do Conselho, no Espinheiro.

Após denúncia dos médicos de plantão, a entidade fiscalizou o serviço e comprovou que o SVO não tem condições mínimas de funcionamento. No local foram encontradas as seguintes irregularidades: estrutura precária, climatização inadequada, rachaduras e falta de esterilização, além dos plantões desfalcados. O conceito do relatório da vistoria indicou que o serviço não assegura os preceitos éticos para a atuação médica. Diante da situação a plenária da entidade deliberou na segunda-feira (06/07) a interdição ética do serviço.

Assim, os médicos do Serviço assinaram hoje um termo de responsabilidade recíproca onde vão comunicar ao Conselho toda e qualquer melhoria do local no prazo de 15 dias, já que a Secretaria de Saúde do Estado (SES) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) terão este prazo para adaptar a unidade, caso contrário o SVO será interditado.

Todas as decisões tomadas pelo Cremepe serão informadas ao Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Estado (MPPE) e Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (APEVISA).