Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Superlotação na emergência do HAM

hamMédicos da emergência cardiológica do Hospital Agamenon Magalhães (HAM), em Casa Amarela, denunciam a superlotação de pacientes na unidade. A ausência de recursos humanos prejudica ou até impossibilita os atendimentos. Para constatar a situação, o Conselho Regional de Medicina (Cremepe) e o Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) fiscalizaram na tarde desta sexta-feira (21/08) a emergência do HAM.

Na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) coronária o número de leitos foi reduzido. Em relação à equipe médica, não há evolucionista nos finais de semana para atender e evoluir os pacientes internados, cenário que vai de encontro a resolução do Cremepe nº 12/2014. No documento, é “vedado ao médico plantonista ausentar-se de seu plantão para exercer cumulativamente a função de evolucionista ou qualquer atendimento de intercorrência que não no âmbito da emergência”.

Para o vice-presidente do Simepe, Tadeu Calheiros, a superlotação acomete outros problemas como, por exemplo, a sobrecarga e condições inadequadas de trabalho.

O relatório da fiscalização será encaminhado à secretaria para que medidas sejam tomadas imediatamente. Também participaram da fiscalização o vice-presidente do Conselho, André Dubeux, o diretor do Sindicato, José Tenório, o médico fiscal, Sylvio Vasconcellos, além de médicos do serviço.