Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe dá prazo para regularização do SVO

svoA plenária do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco da noite do dia 03 de setembro decidiu conceder o prazo de 26 dias para a Secretaria Estadual de Saúde regularizar o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) do Estado. Atualmente, o serviço funciona na cidade universitária, Zona Oeste do Recife. A reunião extraordinária foi convocada após entidades médicas e o corpo clínico do SVO se reunirem com o secretário de Saúde que assegurou o início das reformas e o acompanhamento diário das obras.

Os relatórios de fiscalização do Cremepe dos dias 9 de junho e 25 de julho identificaram problemas como insalubridade, defasagem na climatização, além de inexistência de um fluxo, escala de médicos desfalcada e falta de insumos básicos para os procedimentos. Os profissionais do serviço denunciaram a situação ao Conselho e Sindicato dos Médicos e aceitaram a interdição do serviço ética do serviço. Porém, a contrapartida do Estado ocorreu durante a quarta-feira (02/09), quando o secretário de Saúde do Estado, Iran Costa, pontuou as reformas imediatas.

Durante a plenária do Cremepe o diretor técnico do SVO alegou que mesmo diante do conceito negativo do relatório, com as reformas em andamentos, os profissionais conseguirão continuar no serviço. Ele explicou que a rede também deve ser conscientizada para não sobrecarregar a unidade. A entidade confirmou que as reformas no SVO já foram iniciadas.