Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe entrega medalha de honra Fernando Figueira

medalhaO Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) entregou na quinta-feira (19/11), às 19h30, a Medalha de Honra à Ética e à dignidade Médica Professor Fernando Figueira, na sede do Conselho, bairro do Espinheiro. Criada desde 2004 a medalha homenageia os nomes de destaque no exercício da medicina no Estado. Este ano, os agraciados são: o pediatra João Guilherme, o urologista Evandro Falcão e o cirurgião oncológico José Moraes. Após a entrega da medalha e dos discursos o Cremepe oferece um coquetel a todos os convidados.

 Professor Fernando Figueira

Diplomado em 1940 pela Faculdade de Medicina do Recife, o professor Fernando Figueira iniciou sua vida profissional como clínico geral em Quebrangulo, interior de Alagoas. Em 48, foi médico do Hospital das Clínicas e Assistente da Cadeira de Clínica Pediátrica na Universidade de São Paulo (USP). Após nove anos, voltou ao Recife obtendo com distinção a Livre Docência.

Nos anos seguintes, adquiriu experiência profissional como Professor Visitante nos Estados Unidos, México e Paris. Através de concurso, assumiu a Cátedra da disciplina de Pediatria da UFPE em 1960 e em seguida o cargo de Professor Titular da Faculdade de Ciências Médicas. Na área científica, o professor Fernando Figueira publicou 6 livros e mais de 100 trabalhos, e foi Secretário de Saúde no governo de Eraldo Gueiros.

Falecido no dia 1º de abril de 2003, aos 84 anos, o Prof. Fernando Figueira deixa como herança um dos maiores legados da medicina brasileira e uma lição de vida dedicada aos princípios da solidariedade, fraternidade e respeito aos mais carentes, assim como uma imensa dedicação ao ensino e à produção científica.

 Com informações do IMIP