Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Anvisa alerta para casos de teratogenicidade relacionados ao uso do medicamento

A Agência recebeu dois relatos recentes ocorridos e reforça a necessidade de enfatizar aos pacientes o risco de anomalias fetais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu, recentemente, dois relatos de casos de teratogenicidade ocorridos no Acre, relacionados ao uso de isotretinoína. Em ambos os casos as pacientes faziam tratamento dermatológico medicamentoso utilizando a substância.

Embora o risco de provocar anomalias fetais esteja bem descrito e estabelecido, a Anvisa alerta para a necessidade de enfatizá-lo ao repassar as informações aos pacientes e de verificar a adesão às medidas contraceptivas. Por isso, os prescritores devem se certificar de que seus pacientes compreendem o risco e estão comprometidos a seguir às instruções recomendadas.

Em ofício enviado ao Conselho Federal de Medicina, a Anvisa também esclarece que a isotretinoína é contraindicada às mulheres que possuem potencial de engravidar, a menos que a paciente satisfaça todas as condições. Clique aqui para ler a recomendação da Anvisa na íntegra.