Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe completa fiscalizações em unidades do Sertão do Araripe

destaque.araripeNesta quinta-feira (18/02) fiscais do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) vistoriaram as duas unidades de saúde que faltavam do sertão do Araripe: Hospital Municipal João Rodrigues de Souza, em Santa Cruz, e a Unidade Mista do município de Santa Filomena. A avaliação das fiscalizações foi positiva uma vez que as escalas de plantão de médicos estão completas, mesmo assim as gestões receberão os relatórios para resolução de problemas pontuais.

A primeira unidade é classificada como hospital geral com atendimento de clínica médica, pediatria e obstétrica, os ambulatórios são de ortopedia, psiquiatria e clínica geral. A unidade é grande e não apresenta problemas estruturais graves. No hospital, são atendidas de 60 a 70 pessoas em 24 horas, entretanto casos graves são encaminhados ao Hospital Regional de Ouricuri. A estrutura garante o ético trabalho profissional, porém faltam medicações na farmácia. “Na internação feminina, três pacientes apresentavam erisipela – inflamação na pele – e aguardavam benzetacil e profilaxina, indicados para o tratamento e o hospital estava com déficit”, explicou a médica fiscal Polyanna Neves.

Outro ponto de destaque da vistoria foi a questão dos leitos de retaguarda. O hospital possui 14 leitos de internamento, sendo seis de retaguarda do Hospital Universitário, mas nunca foi repassado nenhum recurso do ministério da saúde.

prédio onde funcionará a unidade mista

Prédio onde funcionará a Unidade Mista de Santa Filomena

Já a unidade mista de saúde de Santa Filomena está funcionando em um prédio improvisado enquanto a reforma da unidade não é entregue. A previsão é para este mês (fevereiro de 2016). A população está sendo atendida na Unidade Básica de Saúde da família I com atendimentos de urgência, no local não faltam medicamentos ou insumos, mas há déficit de equipamentos como respirador e monitor. Para a parteira e técnica de enfermagem da instituição, Maria de Fátima, de toda a região a unidade é destaque. “Já trabalhei em outros lugares do Araripe, mas só aqui tem tudo que precisamos, a farmácia está cheia e é uma alegria um paciente sair bem”, disse a técnica.