Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Conselheiro Miguel Arcanjo recebe Medalha Maciel Monteiro

med.macielO conselheiro do Cremepe e cirurgião Miguel Arcanjo recebeu a medalha Maciel Monteiro na noite de sexta-feira (08/04), na celebração dos 175 anos da Associação Médica de Pernambuco (AMPE), na sede da entidade, na Boa Vista. A cerimônia de contou com homenagens e a entrega do prêmio Diva Montenegro. A presidente da AMPE, Helena Carneiro Leão, destacou a presença dos representantes das entidades médicas nacionais e estaduais no evento da Associação que hoje é uma das mais antigas em atuação no país.

Ao discursar em nome da AMPE, a Dra. Nair Cristina ressaltou o orgulho que o fundador, Maciel Monteiro, sentiria ao ver a medalha que leva seu nome entregue aos profissionais homenageados. Este ano, o cirurgião Miguel Arcanjo dos Santos Júnior, a psiquiatra Kátia Cristina Lima de Petribú, e o cardiologista Sérgio Tavares Montenegro, foram os agraciados com a Medalha pelas suas carreiras dedicadas ao bom exercício da medicina.

“O ponto comum: desempenho impecável de suas carreiras, extrapolando suas funções, visando atingir a seus ideais que, para nossa sorte, são o que mais desejamos encontrar em cada médico pernambucano”, finalizou Nair.

Em nome dos agraciados, A Dra. Kátia Petribú recordou a trajetória do patrono da medalha, e os critérios aos quais os nomes escolhidos passam para recebê-la. Kátia citou um texto do escritor Fernando Sabino, onde mostra o valor que a medalha propicia aos seus portadores. “O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que elas acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis”, ressaltou a homenageada.

Compôs a mesa de honra da noite, a presidente da AMPE, Helena Carneiro Leão; o presidente do Cremepe, André Dubeux; Mário Fernando Lins representando o SIMEPE; o presidente da APM, Gentil Porto; Sirleide Lira representando a FECEM, e os presidentes do CFM, Carlos Vital e da AMB, Florentino Cardoso.

Entidades nacionais

Também prestigiaram o evento o presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Dr. Florentino de Araújo Cardoso Filho e o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Dr. Carlos Vital Tavares Corrêa Lima.

Florentino Cardoso falou sobre o Dia Mundial da Saúde (07), com o tema diabetes escolhido, este ano, para mostrar a preocupação que se tem sobre esta doença, que já atinge um em cada 10 brasileiros. “A educação é fundamental para mudar esses quadros na saúde”, afirmou.

Já Carlos Vital parabenizou os três médicos agraciados com a medalha que, segundo ele, leva o nome de um médico ideal, com sua liderança, pioneirismo e exemplo de homem público, em contraste com os dias de hoje do país. “Temos duas prioridades hoje, a erradicação da corrupção, e o fim da cultura da impunidade”, finalizou.

Destaque universitário

O Prêmio Diva Montenegro, entregue desde 2007, este ano contemplou os estudantes Alberto Gorayeb de Carvalho Ferreira (FPS), Ana Carolina Gomes Silva (UPE) e Mychele Szenberg Carneiro Campelo  (UFPE). O Prêmio é um incentivo a pesquisa científica, e aproximação dos futuros médicos a associação que se constitui um patrimônio da medicina de Pernambuco.