Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

HCP inicia programa inédito em Urologia Oncológica

urologiaCom o objetivo de especializar médicos para o tratamento uro-oncológico e fomentar as atividades de Ensino e Pesquisa, o Hospital de Câncer de Pernambuco iniciou, no mês de abril, o Programa de Fellowship em Urologia Oncológica. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, existem apenas cinco programas como esse no Brasil. No Nordeste, o HCP é a primeira instituição a oferecer esse tipo de especialização.

Fellowship é uma palavra em inglês que significa, ao pé da letra, acompanhamento. Trazido para a Medicina, o termo ganha o significado de especialização, visto que o participante acompanhará as atividades práticas e teóricas que envolvem uma determinada especialidade. “No HCP, o fellow – ou seja, o participante – acompanhará os médicos do serviço de Urologia durante as consultas, os estudos de caso e procedimentos cirúrgicos”, explica dr. Luiz Henrique Araújo, urologista e supervisor do fellowship. “Mesmo sendo um projeto desafiador, recebemos total apoio de dr. André Maciel (coordenador do serviço de Urologia do HCP). Esse respaldo nos encoraja para ir em frente”, completa Araújo.

Para ser admitido no programa, o participante precisa ser formado em Medicina e ter concluído as Residências Médicas em Cirurgia Geral e em Urologia. O programa compreende ainda a formação teórica, com o oferecimento de 12 módulos de estudos e análise de casos.

Michel Falcão Bredow, natural do Rio Grande do Sul, é o médico selecionado para essa primeira edição do fellowship em Uro-Oncologia do HCP. “No término do programa, que dura 12 meses, dr. Michel desenvolverá um material acadêmico e terá absorvido grande conhecimento técnico-científico”, afirma dr. Luiz Henrique.