Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Médicos do Estado defendem proposta de reajuste salarial

ageReunidos em assembleia geral, médicos do Estado de PE deliberaram encaminhar ao Governo Estadual proposta de reajuste salarial de 20%. A decisão foi tomada na noite desta quinta-feira (19), no auditório da Associação Médica de Pernambuco.

O pleito corresponde à reposição das perdas, com base nos índices da inflação. O cálculo tem como referência é o acumulo do IPCA de 2015 até abril de 2016, que totaliza 19,95% somado a 0,05% de ganho real, perfazendo os 20%. O Simepe encaminhará a pauta à Secretaria Estadual de Saúde (SES) e dará início às negociações em defesa da reivindicação da categoria.

Ainda na AGE discutiu-se sobre a publicação no Diario Oficial de Pernambuco do Projeto de Lei Complementar (PLC) N° 830/2016, já enviado pelo Governo do Estado à Assembleia Legislativa. O PLC aborda a Avaliação do Enquadramento e Acompanhamento do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos – PCCV, no âmbito da Secretaria de Saúde, Fundações Públicas Universidade de Pernambuco – UPE e Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco – HEMOPE  e de outras autarquias estaduais.

O projeto objetiva também alterar os critérios da Gratificação de Desempenho, de que trata a Lei Complementar nº 194, de 2011. Por fim, estabelece que a Gratificação de Risco em Regime de Plantão tenha caráter permanente, exclusivamente para os servidores dos cargos de médico e hemo-médico da rede estadual de saúde, desde que tenham cumprido jornada de trabalho em regime de plantão durante, no mínimo, 15 anos se mulher, e 17 anos e seis meses se homem.

Para o presidente do Simepe, Tadeu Calheiros, esta é mais uma expressiva conquista para classe médica pernambucana, que trabalha no âmbito do SUS – Sistema Único de Saúde. “A luta do Simepe, aliada a união dos médicos, tem sido fundamental para a valorização do trabalho médico no Estado”, pontuou Calheiros. Estiveram presentes na AGE, o presidente do Cremepe, André Dubeux, e representando a Associação Médica de Pernambuco (AMPE), Jane Lemos.