Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe lamenta o falecimento dos médicos José Falcão e Afonso Ligório de Medeiros

DSC05971O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) comunica com profundo pesar o falecimento de profissionais de destaque na medicina pernambucana. O Estado perdeu na quarta-feira (17/08) o oftalmologista mais antigo de Pernambuco, Afonso Ligório de Medeiros, e um dos primeiros presidentes do Conselho, José Falcão.

 Aos 80 anos, Dr. Afonso ainda dava aulas na Universidade, foi um dos fundadores do Instituto de Olhos de Pernambuco (IOR) e mais recentemente, em 2014, foi condecorado com a medalha Fernando Figueira, do Cremepe. Há pouco mais de um mês ele teve um AVC e estava internado no Hospital Português.

A outra perda para a categoria foi Dr. José Falcão, ex-presidente do Cremepe de 1973 a 1978. Ele acreditava muito na importância da entidade para a sociedade. “Para que chegasse ao hoje, todo esforço foi compensado, para a classe médica e para a sociedade da qual fazemos parte” –  defendia. Natural de brejo da madre de Deus, ele foi secretário adjunto e amigo pessoal do professor Fernando Figueira. O entusiasta pela história da medicina pernambucana foi por mais de 10 anos secretário adjunto da Academia Pernambucana de Medicina e fundou o Museu Pernambucano de Medicina, além de exímio desenhista e integrante da Sociedade dos Médicos Escritores de Pernambuco (Sobrames-PE). Era o atual ocupante da cadeira Nº 5 da academia, cujo patrono era Antônio Peregrino Maciel Monteiro.