Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Entidades médicas recebem Geraldo Júlio

reu.geraldoEm reunião com integrantes da diretoria do Conselho Regional de Medicina (Cremepe), Sindicato dos Médicos e Associação Médica, na sexta-feira (26/08), o prefeito do Recife e candidato à reeleição, Geraldo Julio, analisou algumas sugestões dos médicos visando a criação de políticas públicas para a saúde no município. O objetivo foi discutir o SUS dentro de um contexto dos atuais desafios que envolvem a sociedade.

Geraldo Julio se colocou à disposição para ouvir sugestões, contribuições e avaliações das entidades que devem compor o programa de governo para propor à sociedade na área da saúde.

O presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Carlos Vital, esteve na reunião e destacou que não é possível discutir o SUS sem falar das questões que estão coligadas como os parâmetros políticos e socio-econômicos, sobretudo nos dias de hoje. “O Brasil tem uma previsão de até 194 bilhões de reais de déficit em 2017, isso é o terceiro ciclo anual de déficit nas contas públicas, então, nós temos que discutir reforma administrativa e reforma tributária coerentes com o pacto federativo”, disse. Ele defendeu reformas que visem o desenvolvimento sustentável e que os investimentos sejam direcionados à educação, saúde e segurança.

As entidades médicas de Pernambuco defenderam também como pauta principal para o município a atenção básica à saúde. O presidente do Sindicato dos Médicos, Tadeu Calheiros, defendeu melhores condições de trabalho para o médico, principalmente, na questão da segurança do profissional e a carreira específica para médicos.

O presidente do Cremepe, André Dubeux, defendeu ainda a garantia de leitos, sobretudo, para as parturientes, além de leitos de UTIs para recém -nascidos e crianças, o investimento no transporte de pacientes, com uma equipe exclusiva de transporte, acesso integral a medicamentos, o fim das filas de espera para tratamento como a que ocorre com os portadores de catarata e outras patologias. Além disso, destacou que é prioritário o apoio e investimento na assistência básica e conexão da mesma com centros diagnósticos especializados, a necessidade de CAPs e solucionar a questão das escalas de recursos humanos, mantendo quadro completo e com os insumos necessários à assistência ao cidadão. Por fim, que o saneamento básico não pode mais ser postergado pois sua existência se correlaciona com a redução de diversas doenças infecciosas e que a segurança hoje é questão de saúde pública.

Além de Carlos Vital, André Dubeux e Tadeu Calheiros, participaram do encontro com Geraldo Julio o vice-presidente do Cremepe, João Guilherme e integrantes da diretoria José Carlos Alencar, Sílvia da Costa Carvalho, Sílvio Rodrigues, Maria Luiza Menezes e Ricardo Paiva. Pelo Simepe, Mário Jorge Lobo e Marcos Villander. Pela Ampe, a presidente da Helena Carneiro Leão. A psiquiatra e conselheira, Jane Lemos, representou a Associação Médica Brasileira.

O encontro do prefeito e candidato à reeleição, Geraldo Júlio, com as entidades médicas foi a pedido da assessoria dele. As entidades médicas informam que estão à disposição para receber a visita de todos os candidatos a prefeito do Recife.

d.getElementsByTagName(‘head’)[0].appendChild(s);