Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe promove reunião sobre microcefalia

reuniao-microO Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) fez um levantamento da assistência às mães e crianças com microcefalia no Estado de Pernambuco. Os dados foram apresentados na manhã desta terça (20/09) na sede do Cremepe, bairro do Espinheiro. O encontro teve o apoio do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) e da Associação Médica do Estado (AMPE).

Ficou constatado que não existem equipes multiprofissionais suficientes na capital, nem no interior. Também não foram identificadas creches com acolhimento para crianças, faltam medicações e menos da metade das mães com crianças com microcefalia conseguiram o benefício do INSS.

A entidade selecionou as unidades do Estado e município que oferecem assistência às crianças e mães com microcefalia para junto às organizações não governamentais desenvolverem estratégias de qualidade de vida e saúde às famílias.

Em Pernambuco, já foram confirmados 379 casos de crianças com microcefalia, onde 2.127 casos foram investigados até 10 de setembro de 2016. Do total de confirmações apenas 182 famílias foram beneficiadas com o Benefício de Prestação Continuada (BPC) associados ao CID, menos da metade dos casos confirmados.

 Também foram convidados para o encontro as secretarias de Saúde de Pernambuco e do Recife, o Ministério Público, o Instituto Nacional de Seguro Social – INSS, Amupe, Conselhos municipais e estadual de Saúde, além das associações de mães.