Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe discute lastro telefônico para implantação do alerta Amber

10-10-alerta-amberNesta segunda-feira (10/10), o presidente do Cremepe, André  Dubeux, e o conselheiro, Ricardo Paiva, participaram da reunião sobre o alerta Amber convocada pelo secretário de Direitos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico, na sede da secretaria, no bairro do Recife. A reunião que contou com a participação das operadoras telefônicas de Pernambuco teve o objetivo de  discutir as questões das crianças desaparecidas no Estado e a implantação do alerta Amber em Pernambuco.

O encontro foi motivado após a primeira dama do Estado, Ana Luiza Câmara, reunir os secretários do governo e se colocar favorável à implantação do alerta. Após o encontro no palácio do campo das princesas, o secretário de Direitos Humanos do estado, Pedro Eurico convocou uma reunião com as operadoras de telefonia, com a Anatel e o Procon. No encontro, foi discutida a operacionalização para implantar a plataforma – alerta Amber -, os trâmites jurídicos e econômicos além da possibilidade de criação de um aplicativo específico para a causa.

As quatro operadoras que atuam em Pernambuco – Claro, Tim, Vivo e Oi – enviaram representantes pra a reunião.  Elas apontaram questões relacionadas ao lastro da Anatel- um a vez que uma mensagem por SMS ou WhatsApp- só poderá ser enviada com a regulamentação da agência e se colocaram favoráveis à causa.

Agora o próximo passo é convocar novamente a Anatel e acionar as equipes de programação do cesar para discutir um aplicativo. O representante do governo também indicou que falará com o novo secretário de Defesa Social e fará uma pesquisa sobre o modelo de resgate de crianças em outros municípios do país.  As operadoras também sinalizaram que vão “internalizar” a proposta do Conselho para desenvolver a melhor forma de conseguir reduzir os casos de crianças desaparecidas em pernambuco.

A próxima reunião será no dia do 17/10, às 14h30 na sede da secretaria de direitos humanos, bairro do Recife.