Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

I Encontro Latino-Americano sobre Dilemas Éticos Relativos ao Fim da Vida acontece no Brasil

bannerdilemaseticosEncontro realizado pela Confemel, reúne AMB (Associação Médica Brasileira), CFM (Conselho Federal de Medicina) e WMA (Associação Médica Mundial) em debate acerca dos dilemas éticos enfrentados pelos médicos no cuidado de pacientes em estado terminal.

Realizado pela Confederação Médica Latino-americana e do Caribe (Confemel), que agora também tem como integrantes Espanha e Portugal, o I Encontro Latino-Americano sobre Dilemas Éticos Relativos ao Fim da Vida reúne representantes da entidade, da AMB, CFM e WMA, com objetivo de discutir aspectos éticos relacionados ao fim da vida. O evento acontece no Rio de Janeiro, dias 17 e 18 de março, no Hotel Windsor Barra e tem organização da AMB e CFM.

A autarquia apoia a realização do evento e o presidente do Conselho, Carlos Vital Tavares Corrêa Lima, participará da cerimônia de abertura, nesta sexta-feira (17). O diretor ressalta a dimensão da primeira conferência sobre o tema na América Latina e tem defendido condutas como “a humanização do processo de morte ao evitar prolongamentos irracionais e cruéis da vida do paciente, poupando-o e a sua família de todo o desgaste que essa situação envolve”.

A WMA estará presente no evento observando a primeira discussão sobre dilemas éticos relativos ao fim da vida e elaboração de documento formal sobre o assunto na região de abrangência da Confemel, levando a discussão para demais países vinculados à WMA. O tema central da reunião surgiu de uma demanda encabeçada pelo Brasil, representada por suas entidades médicas AMB e CFM, em encontros na WMA. Para Florentino Cardoso, presidente da AMB, “O encontro é de suma importância para medicina brasileira e latino-americana pois a partir dele haverá posicionamento formal e unificado entre países membros da Confemel, inclusive Espanha e Portugal”.

A falta de orientação formal aos médicos acerca dos dilemas éticos relativos ao fim da vida polemiza ainda mais um assunto já delicado. Eutanásia, pacientes terminais, direitos dos pacientes, suicídio assistido entre outros tópicos fazem parte da programação, que conta com palestrantes como o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres Britto, e o professor de Teologia Moral, Bioeticista e o Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Antônio Augusto Dias Duarte.

O encontro também aborda aspectos como cuidados paliativos, tendo debates sobre limites para tratamento, decisões sobre uso de medicamentos, alimentação e sedação, além de direitos do paciente e objeção consciente a medidas de sustentação da vida.

I ENCONTRO LATINO-AMERICANO SOBRE DILEMAS ÉTICOS RELATIVOS AO FIM DA VIDA

Data: 17 e 18 de março de 2017
Local: Hotel Windsor Barra. Av. Lúcio Costa, 2630 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ

Programação

Dia 17/03/2017 – Sexta-Feira

14:30 – 15:00        ABERTURA
Florentino de Araújo Cardoso Filho (AMB)
Carlos Vital Tavares Corrêa Lima (CFM)
Jeancarlo Fernandes Cavalcante (CONFEMEL)
Otmar Kloiber (WMA)

15:00 – 15:30  – Políticas da Associação Médica Mundial (WMA) sobre aspectos relativos ao fim da vida (eutanásia, suicídio assistido por médico, cuidados paliativos, direitos dos pacientes)
Presidente: Miguel Roberto Jorge (Brasil)
Conferencista: Otmar Kloiber (WMA)

15:30 – 16:00        Aspectos morais e éticos do fim da vida
Presidente: Jeancarlo Fernandes Cavalcante (CONFEMEL)
Conferencista: Dom Antônio Augusto Dias Duarte (Médico, Professor de Teologia Moral, Bioeticista e Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro)

16:00 – 16:30        intervalo

16:30 – 18:00    Aspectos jurídicos e sociais relativos à atenção médica ao fim da vida
Presidente: Alarico Rodriguez (Uruguai)
Conferencista: Min. Carlos Ayres Brito (Brasil)

DIA 18/03/2017 – Sábado

09:00-10:30HS   –  Aspectos éticos da eutanásia e do suicídio assistido por médicos
Presidente: Alexis Castilho (Costa Rica)
Conferencista: Juan Sendin (Espanha)

10:30 – 11:00         intervalo

11:00 – 12:30    Limites para o tratamento, decisões sobre medicar, alimentar e sedar. Direitos do paciente e objeção consciente a medidas de sustentação da vida
Presidente:
Palestrante: Anibal Gil Gomes (Brasil)

12:30 – 14:00         almoço

14:00 – 15:30         grupos de discussão

15:30 – 16:00         intervalo

16:00 – 17:30         plenária
Coordenação: Miguel Roberto Jorge e Jeancarlo Fernandes Cavalcante

17:30 – 18:00        encerramento
AMB, CFM, CONFEMEL, WMA