Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

XII Simpósio Pernambucano de Aleitamento Materno: os 25 anos da IHAC no Brasil

simposio-25-anos-banco-de-leiteAs comemorações pelos 25 anos da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), no Brasil acontecerão nesta terça-feira (15.08), a partir das 08 horas, no Teatro do IMIP, quando será feira uma homenagem ao Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), o primeiro hospital do Brasil a receber o título de Hospital Amigo da Criança, concedido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), UNICEF e Ministério da Saúde.

Concomitantemente ao evento acontecerá o XII Simpósio Pernambucano de Aleitamento Materno: os 25 anos da IHAC no Brasil, realizado pela Sociedade Pernambucana de Pediatria e pelo IMIP. As palestras, que tem como público-alvo profissionais de saúde, serão ministradas por renomados especialistas da área. Entre os temas abordados, destacam-se as bases científicas para o cumprimento da IHAC, prevenção do desmame precoce, Aleitamento materno continuado versus desmame e o papel da IHAC, entre outros.

 O evento contará com a presença de representantes do UNICEF, do Ministério da Saúde, da Sociedade Brasileira e Pernambucana de Pediatria, das secretarias estaduais e municipais de saúde, entre outros.

 Hospital Amigo da Criança – A IHAC foi idealizada em 1990 pela OMS e pelo UNICEF para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. O objetivo é mobilizar os funcionários dos estabelecimentos de saúde para que mudem condutas e rotinas responsáveis pelos elevados índices de desmame precoce. Para isso, foram estabelecidos os Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno.

 No Brasil, o IMIP foi o primeiro hospital a receber o título de “Hospital Amigo da Criança”, concedido em 1992. O Banco de Leite Humano do IMIP, em funcionamento desde 1987, presta orientação sobre aleitamento e, recebe doação de leite, pasteuriza e encaminha aos recém nascidos prematuros internados no Hospital Geral de Pediatria (HGP-IMIP).

Entre 1992 e 2016, o Instituto realizou mais de 200 cursos relacionados à amamentação, formando mais de cinco mil profissionais das Regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. “Esses profissionais foram capacitados para atuar em diversos segmentos como Manejo e Promoção do Aleitamento Materno; Formação de Avaliadores do IHAC, Aconselhamento em Aleitamento Materno; Gestores da IHAC do Ministério da Saúde; Cursos da Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos Infantis, Bicos, Chupetas e Mamadeiras”, explica Vilneide Braga, coordenadora do Banco de Leite do IMIP.

Após ter sido considerado pelo Ministério da Saúde Centro de Referência no Norte e Nordeste, o IMIP realizou 95 Cursos para Implantação de Bancos de Leite Humano em Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Piauí, Ceará, Bahia, Rio Grande Norte, Maranhão, Sergipe, São Paulo, Pará, Rondônia e Amazonas, treinando mais de 800 profissionais.

ATENDIMENTOS – O Banco de Leite do IMIP oferece anualmente em torno de 56.660 consultas às gestantes, lactantes, recém-nascidos e lactentes nos vários setores da instituição onde haja demanda de assistência à amamentação e problemas precoces e tardios da mama puerperal. De acordo com a médica, são realizadas, em média, 510 palestras por ano direcionadas às gestantes no pré-natal do IMIP, puérperas do alojamento conjunto, puérperas cujos recém-nascidos estão afastados na UTI neonatal do IMIP, enfermaria do Método Canguru e nas próprias instalações do Banco de Leite, com mais de 3 mil participantes ao total.

Os dados mostram que o volume anual de leite coletado gira em torno de 3.434 litros, advindos de 1.517 doadoras anuais voluntárias. Fazendo parte do processamento e controle de qualidade, realiza-se em torno de 42.297 análises microbiológica e físico-químicos anualmente. “O leite humano ordenhado pasteurizado é então distribuído anualmente para cerca de 2.671 recém-nascido e/ou lactentes receptores, salvando vidas”, enfatiza.