OPORTUNIDADE | Fonte: Hospital Sírio-Libanês

Hospital Sírio-Libanês promove encontro nacional de médicos do futuro

As tendências e os desafios da medicina no século XXI serão o foco da primeira edição do Encontro Nacional de Médicos do Futuro, que o Hospital Sírio-Libanês promove no dia 1º de outubro. Voltado a graduandos e recém-formados, o evento irá aproximar os profissionais que atuam na instituição e os jovens médicos brasileiros, para debater os cenários e as perspectivas da área da saúde para os próximos anos, considerando a evolução tecnológica e as necessidades da sociedade.
“A proposta é debater o tema sob o ponto de vista social e tecnológico. Para isso, reuniremos consagrados nomes de seu corpo clínico com os membros do Comitê de Vanguarda, composto por jovens expoentes das mais variadas especialidades. Discutiremos temas que hoje são tendência em nossa área, como o uso da tecnologia, oncologia personalizada e cuidados paliativos”, afirma o pneumologista André Nathan Costa, um dos coordenadores do Encontro.
Para o radiologista Conrado Cavalcanti, coordenador do setor de Ressonância Magnética e do Comitê de Vanguarda do Hospital Sírio-Libanês, que também participa da organização do evento, “as novas tecnologias já estão mudando a maneira como exercermos nossa profissão e a relação com os nossos pacientes. A telemedicina, a robótica e a inteligência artificial representam uma realidade que continuará evoluindo”.
Além das palestras, serão realizados grupos de discussões sobre áreas específicas e de destaque dentro da medicina, entre as quais: onco-hematologia, medicina intensiva, neurologia, cardiologia e outras. Os participantes poderão trocar informações, tirar dúvidas e interagir com os profissionais que já atuam em cada uma das especialidades.
“O evento dará aos participantes uma visão realista da área, o que é fundamental. São eles que praticarão a medicina do futuro e poderão fazer isso exercendo melhor os seus papéis e oferecendo novas ideias à saúde do País. Outro ponto importante é a aproximação com os grandes nomes da medicina atual e do próprio Hospital Sírio-Libanês. Isso mostrará que a instituição não é uma ilha de excelência inatingível. Ao contrário, todos, poderão fazer parte dela no futuro”, destaca André Costa.
Gisleine Eimantas, superintendente de Ensino do Hospital Sírio-Libanês, ressalta que o Encontro será uma chance única para os jovens médicos do Brasil ficarem frente a frente com grandes protagonistas e entusiastas das mudanças da área médica. “A inovação e a mobilidade, aliadas aos avanços tecnológicos, ao envelhecimento da população e à busca por qualidade de vida promoverão uma mudança radical dos cenários em saúde nos próximos anos.”
Programa Experiência Sírio-Libanês
Durante o evento será lançado o Programa Experiência Sírio-Libanês, direcionado aos estudantes de medicina de todo o Brasil. De acordo com a superintende de Ensino, o objetivo é dar oportunidade para os alunos vivenciarem o Hospital Sírio-Libanês, sentirem-se integrantes da instituição, mesmo ainda na graduação. “Queremos instigá-los a estudarem, conhecerem mais, se prepararem para cuidar cada vez melhor de mais pessoas e também desejarem fazer parte da equipe HSL”, enfatiza Gisleine Eimantas.
Por meio de uma plataforma totalmente mobile, com acessos em qualquer lugar e a qualquer hora, o programa oferece atividades virtuais, como palestras em formato TED Talks (conferência), apresentando as experiências do hospital, proferidas por especialistas consagrados e jovens médicos, que se destacam em suas áreas de atuação.
Os graduandos podem, ainda, realizar tours em realidade virtual pelos serviços da instituição e participar de atividades em EAD (ensino à distância), com o Coaching de especialistas, e tirar dúvidas e esclarecimentos sobre os temas abordados nas palestras. Também podem participar de avaliações realizadas pelo Hospital Sírio-Libanês em parceria com o National Board of Medical Examiners (NBME) e de reuniões científicas do hospital.
Outras possibilidades do programa são as atividades presenciais, como visitas técnicas, pré-agendadas e guiadas, a participação em cursos teóricos e workshops práticos, desenhados exclusivamente para alunos de graduação. Além de estágios na instituição, para um grupo de alunos com melhor desempenho nas atividades.

I Encontro Nacional de Médicos do Futuro
Data: 1º de outubro de 2017
Local: Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa
Endereço: Rua Professor Daher Cutait, 69 – São Paulo-SP
Informações: https://iep.hospitalsiriolibanes.org.br/web/iep/-/i-encontro-nacional-de-medicos-do-futuro

Fonte: Hospital Sírio-Libanês

Gostou ? Então deixe um comentário abaixo.

Clippings