Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

CFM e SBGM oferecem capacitação para o reconhecimento de doenças genéticas

genetica_medica_email_mkt1Médicos não especialistas em genética médica podem se capacitar para reconhecer fatores de risco, sinais e sintomas que indicam suspeita de transtornos desse tipo. Com isso, ficam habilitados a encaminhar adequadamente os casos que necessitam de avaliação com especialista e a oferecer, na atenção básica em saúde, cuidado médico às pessoas com doenças genéticas.

Este conteúdo será oferecido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Sociedade Brasileira de Genética Médica (SBGM) por meio de um curso que visa fornecer conhecimento básico de genética médica em quatro grandes temas: anomalias congênitas, deficiência intelectual, erros inatos do metabolismo e doenças de início tardio.

As aulas serão transmitidas ao vivo pelo portal do CFM e terão duração de 1 hora, dividida em 30 minutos de aula expositiva e 30 minutos de discussão (perguntas e respostas) com o público de médicos inscritos. As quatro aulas ocorrerão nas segundas-feiras do mês de novembro de 2017 (dias 6, 13, 20 e 27, a partir das 20h). Após a transmissão, os conteúdos serão fornecidas (aos inscritos) em formato de cartilhas, sendo um material objetivo para uso na prática clínica.

Para se inscrever é rápido e simples. Basta preencher formulário disponível na página do CFM (acesse aqui o link). Apenas os que tiveram finalizado este cadastro receberão por e-mail o caminho de acesso à transmissão e poderão assistir às aulas e interagir com os expositores por meio do portal do CFM.

Como será a atividade – Nas quatro aulas, que após a transmissão serão disponibilizadas na forma de vídeos na plataforma do Conselho, os participantes receberão informações que os tornarão aptos a: reconhecer fatores de risco, sinais e sintomas que indicam suspeita de doença genética; saber encaminhar adequadamente os casos que necessitam de avaliação com especialista; e oferecer cuidado médico às pessoas com doenças genéticas na atenção básica em saúde.

Confira abaixo detalhes do programa:

– Dia 06/11: Deficiência intelectual. Palestrante: Antonia Paula Marques de Faria. Médica Geneticista; Profa. Associada do Departamento de Genética Médica da Faculdade de Ciências Médicas – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

– Dia 13/11: Erros Inatos do Metabolismo. Palestrante: Carolina Fischinger Moura de Souza. Médica geneticista do Serviço de Genética Médica do Hospital de Clinicas de Porto Alegre. Doutorado em Ciências – Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atual Presidente da Sociedade Brasileira de Genética Médica.

– Dia 20/11: Anomalias congênitas I. Palestrante: Joanna Goes Castro Meira. Médica geneticista, vice-supervisora do Programa de Residência em Genética Médica do Hospital Universitário Professor Edgard Santos/UFBA; Professora de Genética Médica da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Salvador-BA.

– Dia 27/11: Anomalias congênitas II: Doenças de Início Tardio Palestrante: Jonas Alex Morales Saute. Médico geneticista e neurologista. Professor Adjunto do Departamento de Medicina Interna da Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Serviços de Genética Médica e de Neurologia, Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Membro da Sociedade Brasileira de Genética Médica, Academia Brasileira de Neurologia e Jovem Liderança Médica da Academia Nacional de Medicina.
Inscreva-se