Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe e SPP se reúnem com secretário de saúde do Recife

saude mentalSaúde mental foi a pauta da reunião desta terça-feira (31/10) do presidente do Cremepe, André Dubeux, e da diretoria da Sociedade de Psiquiatria de Pernambuco com o secretário Municipal de Saúde, Jaílson Correia, e sua equipe de gestão, na sede da prefeitura, localizada no cais do Apolo. O encontro foi solicitado pela sociedade de especialidade afim “de tentarmos algo com resultados práticos no sentido de melhoria da saúde mental”, explicou Antônio Peregrino, diretor da sociedade que iniciou as falas da reunião. Ele ainda destacou a necessidade da participação da SPP nas ações da prefeitura.

Para o presidente do Cremepe a reunião foi de extrema importância e trouxe para discussão com a gestão municipal uma área que há muito se discute no Cremepe, através do grupo de Trabalho de Psiquiatria, mas é preciso que todas as instâncias de saúde estejam integradas. Temas como suicídio, por exemplo, devem ser cada vez mais desmistificados.

Já a tesoureira da sociedade, Milena França, que trabalha no Clementino Fraga traçou o cenário da saúde mental no Recife. Ela pontuou os principais problemas enfrentados pela equipe. “A situação é grave porque faltam 3 antidepressivos e 2 tipos de anticonvulsivantes”, assim, a continuidade do tratamento é comprometida. Destacou a questão da marcação de consultas, que de acordo a médica, para primeira consulta, hoje, o paciente tem que esperar de 6 a 9 meses. Também falou sobre a falta de psiquiatras na rede e de psicólogos para encaminhar os pacientes.  Por fim, ressaltou a falta de segurança e ausência de um fluxo para o paciente.

O secretário de Saúde, Jaílson Correia, achou louvável a iniciativa do encontro e destacou a necessidade de funcionamento da rede de saúde. “Não é ajudar a rede, mas estarmos inseridos na rede de assistência”, disse. Ele reconheceu os déficits das medicações e ressaltou a falta de financiamento do SUS, além da crise que o país enfrentou. Disse que dos 63 psiquiatras do Recife, 45 foram nomeados de 2013 para cá e que atualmente são disponibilizadas 19 vagas para residência médica em psiquiatria.