Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe sedia curso para coordenador de transplantes

doaçãoA Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE) promove, no dia 14.12, na sede do Cremepe, Curso de Formação de Coordenador de Transplantes. Profissionais, entre médicos e enfermeiros, podem participar do curso, que será realizado o auditório da entidade.

“A doação de órgãos e tecidos nas unidades hospitalares é um processo complexo e composto por várias etapas, que começa com a identificação precoce de potenciais doadores, a realização do diagnóstico de morte encefálica, a adequada manutenção hemodinâmica do possível doador e a entrevista de seus familiares. Quanto mais pessoas capacitadas para seguir todas as normas necessárias para efetivar esse ato, maior nossas chances de possibilitarmos a doação e, com isso, diminuir a fila de espera”, afirma a coordenadora da CT-PE, Noemy Gomes.

“Pernambuco tem sido destaque em transplantes no Brasil. Para continuarmos nesse caminho, é imperativo o investimento intensivo em treinamento e capacitação das equipes envolvidas no processo de doação e do quadro funcional dos hospitais com perfil notificante bem estabelecido, além da sensibilização de toda a população para a causa, já que precisamos da autorização dos familiares para efetivar esse ato de solidariedade com o próximo”, reforça Noemy.

Programação

Dia 14/12

14 – 14h30 Evolução e Estatística de Pernambuco em 2017 (Enf. Noemy Gomes)
14h30 – 15h30 Aspectos éticos e legais da doação de transplantes de órgãos e tecidos: o que muda com o novo decreto? (Dra. Rosana Nothen)
15h30 – 16h30 Potencial Doador Pediátrico: como identificar e conduzir (Dra. Rosana Nothen)
16h30 – 17h30 Estratégias de entrevista familiar em situações adversas (Dr. Pedro Diniz)
18 – Encerramento
19h – 20h Evolução e Estatística de Morte Encefálica em Pernambuco (Enf. Noemy Gomes)
20h – 21h Diagnóstico neurológico da morte – Novo decreto e mudanças no diagnóstico de ME no Brasil – Dúvidas e entraves do diagnóstico de ME (Dr. Luiz Antonio da Costa Sardinha)