POSSE | Fonte: SBC

Nova Diretoria da Sociedade Brasileira de Cardiologia é marcada por fortalecimento do...

Nova Diretoria da Sociedade Brasileira de Cardiologia é marcada por fortalecimento do associativismo

A posse da nova Diretoria da Sociedade Brasileira de Cardiologia foi realizada em cerimônia no Prodigy Hotel Santos Dumont, no Rio de Janeiro/RJ, durante a manhã de 15 de dezembro. Na mesma tarde, os diretores empossados realizaram a primeira reunião de planejamento e transição. No dia seguinte, a Comissão Executiva do Congresso – CeCom debateu os temas relacionados ao SBC 2018, que será em Brasília.

Oscar Dutra fez um discurso em defesa do fortalecimento do associativismo, logo após assinar o termo de posse. “É através dessa união, desprendida da soberba e verdadeiramente altruísta, que são construídas as mudanças necessárias à medicina: a evolução de tratamentos, proporcionando o bem-estar dos pacientes. O associativismo é um dos principais, senão o mais relevante, vetor dessas mudanças”.

O presidente empossado citou inúmeros colegas, alguns já falecidos, que foram importantes na sua trajetória e lembrou-se com carinho que “esta jornada iniciou-se há 20 anos quando um pequeno grupo de jovens cardiologistas foram convidados para realizar um treinamento de prevenção na Escócia e no Canadá”. Daquele grupo, a SBC ganhou cinco presidentes: Felipe Simão, Antônio Carlos Chagas, Jorge Ilha, Jadelson Andrade e agora Oscar Dutra.

Marcus Malachias, que deixou a presidência, despediu-se citando os compositores mineiros Milton Nascimento e Fernando Brant para ressaltar a tranquila transição realizada e o sentimento de união. “Chegadas e partidas, são só dois lados da mesma viagem. O trem que chega é o mesmo trem da partida”. O ex-presidente lembrou das conquistas de sua gestão, mesmo em dois anos muito difíceis, por conta da recessão econômica. “Trabalhamos com afinco para reconstruir as bases da nossa SBC. Preparamos a entidade para os desafios do presente e do futuro”, completou.

A sessão solene de posse foi conduzida pelo mestre de cerimônias e diretor de comunicação da nova gestão, Romeu Meneghelo. Na mesa de autoridades, além dos dois presidentes da SBC estavam o presidente da AMB, Lincoln Lopes Ferreira, o representante da Academia Nacional de Medicina, Pietro Novellino, o representante da Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, Rossi Murilo da Silva e o presidente e vice do Cremerj, Nelson Nahon e Serafim Ferreira Borges.

O presidente da AMB também falou em união e citou nominalmente dois cardiologistas que fazem parte da Diretoria da Associação, Antônio Carlos Chagas e Eduardo Nagib. “Nós temos que nos posicionar para sermos artífices na busca de novos rumos para a saúde pública que contemple a grande maioria da população”, disse Lincoln Ferreira. O presidente do Cremerj fez um diagnóstico da situação caótica da saúde no Rio de Janeiro e complementou: “temos conhecimento técnico e científico e capacidade para fazer uma medicina de ponta no SUS, mas precisamos de recursos”.

Após a cerimônia, os cerca de 300 convidados presentes parabenizaram os diretores empossados.

Diretoria 2018/2019
Presidente – Oscar Pereira Dutra
Vice-presidente – José Wanderley Neto
Diretor Financeiro – Denilson Campos Albuquerque
Diretor Científico – Dalton Bertolim Précoma
Diretor Administrativo – Wolney de Andrade Martins
Diretor de Qualidade Assistencial – Evandro Tinoco Mesquita
Diretor de Comunicação – Romeu Sérgio Meneghello
Diretor de Tecnologia da Informação – Miguel Antônio Moretti
Diretor de Relações Governamentais – José Carlos Quinaglia e Silva
Diretor de Relações Estaduais e Regionais – Weimar Kunz Sebba Barroso
Diretor de Promoção de Saúde Cardiovascular – Fernando Alves da Costa
Diretor de Departamentos Especializados – Audes de Magalhães Feitosa
Diretor de Pesquisa – Fernando Bacal
Presidente do SBC 2018 – Nasser Sarquis

Tags :
Gostou ? Então deixe um comentário abaixo.

Clippings