Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

São José do Coque: a estrutura é boa, mas não tem exames

A comunidade do Coque que passa pelos bairros de Cabanga, Ilha Joana Bezerra e São José conta com duas Unidades Básicas de Saúde da Família. A USF Berilo Pernambucano (fiscalizada na segunda-feira 22/01) e a USF São José do Coque que foi fiscalizada pelo Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), na tarde desta quinta-feira (25/01). O objetivo das vistorias é avaliar a promoção da saúde das Zonas Especiais de Interesse Social e o Coque foi escolhido para dar início ao projeto porque é a comunidade com menos Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

A questão da saúde, na região, é comprometida principalmente por conta das questões de saneamento básico, há muitos mosquitos nas UBSs, mal cheiro e nem sempre há água encanadas nas casas. Na UBS de São José, duas equipes da Estratégia de Saúde da Família atendem cerca de 4 mil pessoas. O serviço foi reinaugurado há um ano e conta com uma estrutura completa com dois consultórios médicos, sala de prevenção, sala de vacina, consultório odontológico, DML, Expurgo e copa. Já as reuniões são realizadas na recepção da unidade. A unidade tem acessibilidade. O quadro de recursos humanos está completo, inclusive com porteiro e vigia a noite.

Não faltam insumos e no momento da vistoria não faltavam medicamentos, porém, desde outubro não há coleta de exames. Os procedimentos eram realizados no Julião e clínicas particulares conveniadas, mas após a reforma do serviços, a coleta passou a ser realizada na própria unidade até que parou o profissional de coleta parou de receber e desde outubro do ano passado, há três meses, a população não realiza exames.