Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Câmaras Técnicas de Cirurgia Geral e Especialidades realizam reuniões

A Comissão Mista de Especialidades aprovou, em reunião realizada nesta quarta-feira (7), na sede do Conselho Federal de Medicina (CFM), a criação da área de atuação em nutrição parental e enteral dentro da especialidade de clínica médica. A Comissão também analisou diversos protocolos, entre os quais um que tratava da equivalência entre a residência médica anterior ao decreto 80.281/77 e a residência médica II estabelecida pelas leis mineiras 15.462/05 e 20.364/12, que tratam das carreiras na área de saúde em Minas Gerais.

Participaram da reunião da Comissão Mista de Especialidade: Mauro Ribeiro (coordenador), Aldemir Humberto Soares, Fábio Jatene, Neilton Araújo de Oliveira e Rosana Leite de Melo.

Outra Câmara Técnica que se reuniu nesta quarta-feira (7) foi a Cirurgia Geral. Na ocasião, o conselheiro federal Leonardo Sérvio Luz fez uma apresentação sobre o burnout entre os médicos, especialmente os cirurgiões. Outro assunto debatido foi a realidade das residências médicas em cirurgia geral, já que muitos hospitais necessitam dos residentes para fechar as escalas de plantão.

A reunião da Câmara Técnica de Cirurgia Geral contou com a participação de Jorge Curi (coordenador), Edivaldo Massazo Utiyama, Fernando Rodrigues Máximo, Jurandir Marcondes Ribas Filho, Leonardo Sérvio Luz (convidado), Mauro Ribeiro, Paulo Roberto Corsi e Sandro Scarpelini.