Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe confirma melhoras nas Unidades Básicas de Petrolina

Consultório da enfermagem USF Bebedouro

Farmácia UBS Bebedouro

Triagem UBS Bebedouro, antes era realizada no sol.

 

 

 

 

 

Sala de vacinas da UBS Bebedouro

 

Essa história começou em julho de 2017 quando as entidades médicas de Pernambuco estiveram nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Zona Rural de Petrolina. Identificaram prédios sem condições para o funcionamento de um serviço médico, falta de insumos básicos e medicações. O Cremepe instaurou um procedimento e notificou a prefeitura com um indicativo de interdição ética, aprovada na plenária de agosto do mesmo ano. O documento deu 30 dias para a gestão regularizar os serviços. Após reformas e contratações, a fiscalização do Conselho voltou às unidades nesta quarta-feira (21/02), re-fiscalizou as unidades e confirmou a desinterdição.

Para o 2º secretário do Conselho, Sílvio Rodrigues, as irregularidades foram sanadas e a gestão cumpriu com os acordos, porém, ainda há  déficit de recursos humanos na UBS Pedrinhas e questões estruturais. “Após a primeira fiscalização onde houve o indicativo de interdição, principalmente por problemas relacionadas da estrutura física, uma nova fiscalização demandada pelo MPPE avaliou que as unidades estão em condições de funcionamento necessitando de ajustes que não inviabilizam o atendimento”, explicou Rodrigues.

UBS Bebedouros – Após duas situações de desabamento do forro, em 2015 e 2016, finalmente a Unidade Básica foi montava em uma estrutura regular, segura e com condições dignas para o atendimento médico. Um ano atrás as fichas estavam sendo realizadas em uma mesa, no sol, perto das duas salas improvisadas. Agora, a unidade está funcionando na casa cedida pela cooperativa dos agricultores que foi totalmente adaptada. O serviço conta com uma recepção completa, sala de triagem com todos os equipamentos, farmácia sem falta de medicação, sala de procedimento, consultório, sala para vacinas, sala da enfermagem que é dividida com o NASF. Só a esterilização que é improvisada.

O atendimento é realizado de segunda a sexta das 7h às 13h com médico todos os dias, por ele é realizada uma média de 20 atendimentos de um total de 2429 pacientes assistidos. Também conta com enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, quatro Agentes Comunitários de Saúde, mas falta atendimento odontológico que já foi solicitado pela equipe. Não faltam vacinas e os insumos básicos estão abastecidos. Como a estrutura foi cedida não há acessibilidade. A única queixa da equipe é uma sala da Unidade que ainda está com documentos da cooperativa e tem servido de morada para morcegos. A secretaria de sáude já está ciente.

UBS Pedrinhas

Um pouco mais distante, há 43 km de Petrolina, estava o povoado de Pedrinhas que conta com uma unidade que é uma extensão da UBS Cerrote do urubu. Portanto, os atendimentos do médico é uma vez na semana, bem como do enfermeiro. A unidade também foi reformada após o indicativo de interdição do Cremepe, a eletricidade foi reconfigurada, móveis novos chegaram, a farmácia foi organizada e abastecida. A UBS foi toda pintada e o lixo deslocado para fora do serviço. A estrutura foi melhorada mas continua com uma recepção pequena, consultório, sala de vacina, sala de procedimentos e farmácia, além de um banheiro para todos – pacientes e funcionários. Não tem copa e nem cozinha. O Cremepe levará para a gestão a necessidade de um médico todos os dias.

Consultório médico USF Pedrinhas

Sala de procedimentos UBS Pedrinhas

Sala de Vacina da UBS Pedrinhas