VIDA URBANA | Fonte: DIARIO DE PERNAMBUCO

Você pode ser um doutor da alegria

Projeto que leva o alto astral aos hospitais está com quatro vagas abertas para “besteirologistas”. Os requisitos são felicidade e disposição para fazer o bem

Uma das perguntas mais frequentes nas redes sociais dos Doutores da Alegria é como se tornar um palhaço da organização. O que talvez muitos não saibam é que os “besteirologistas” que atuam no grupo são profissionais de Artes Cênicas, com prática na linguagem do palhaço. Candidatos com esses pré-requisitos poderão se inscrever à seleção que irá escolher quatro integrantes para o elenco do Recife. As inscrições estão abertas de hoje até 30 de abril. A última seleção na capital pernambucana foi em 2010.

Atualmente, a unidade Recife dos Doutores da Alegria conta com nove artistas. Eles se dividem em duplas, que atuam duas vezes por semana em quatro hospitais: Barão de Lucena (HBL), da Restauração (HR), Universitário Oswaldo Cruz (HUOC)/Procape e Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP). Às sextas-feiras, os palhaços realizam treinamentos em conjunto. Os Doutores da Alegria não trabalham como voluntários. Os profissionais são remunerados.

“O hospital é um ambiente adverso para o ator que está acostumado com o palco do teatro ou mesmo com as ruas. A nossa plateia, a criança hospitalizada, o seu acompanhante, o médico, a enfermeira, eles não estão ali esperando uma interação com os palhaços. Por isso mesmo, o nosso desafio é grande. Como podemos intervir no ambiente hospitalar, aproveitando as circunstâncias e potencializando o encontro com o palhaço? Esse é o nosso questionamento diário”, explica Arilson Lopes, coordenador artístico da unidade Recife, conhecido nos hospitais como Dr. Ado.

Para se inscrever na seleção, é preciso ter mais de 18 anos e ter o registro profissional, na DRT, de ator ou de palhaço. Experiência artística e compatibilidade com o trabalho no hospital estão entre os critérios a serem observados. O processo seletivo será por etapas: análise curricular, oficina de seleção, teste prático no hospital e entrevista.

Os candidatos devem enviar, para o e-mail editalrecife@doutoresdaalegria.org.br, currículo resumido, fotos com e sem caracterização como palhaço, trechos em vídeo de atuações em teatros ou espaços públicos, ficha de inscrição e carta de intenção já disponíveis para download no site oficial www.doutoresdaalegria.org.br. O resultado será publicado no dia 11 de junho, no site.

Paralelamente ao Recife, a unidade de São Paulo (SP) realizará um processo seletivo nos mesmos parâmetros, que resultará na contratação de seis artistas para o elenco local. Os participantes precisam escolher em qual cidade desejam atuar nos Doutores da Alegria, organização fundada em 1991 e que já realizou mais de meio milhão de visitas a crianças hospitalizadas, seus acompanhantes e profissionais de saúde. É vetada a inscrição nas duas seleções.

Gostou ? Então deixe um comentário abaixo.

Clippings