Caso não esteja visualizando corretamente este boletim, clique no link abaixo
Boletim Nº 516 - http://cremepe.org.br/boletim-no-516/
 
 
 
  Boletim Nº 516 Recife, 29 outubro 2017
 
 
 
  Noticias Destaque
 
 
 

 

HOMENAGEM

Cremepe entrega Medalha Fernando Figueira

Três profissionais de destaque na medicina pernambucana foram homenageados, na quinta-feira (26/10), com a medalha Fernando Figueira entregue pelo Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) por suas relevantes contribuições ao Estado ao longo de suas trajetórias pessoais e profissionais. A solenidade aconteceu na sede do Conselho, no Espinheiro. A comenda foi instituída em 2004 para homenagear o médico, professor e fundador do IMIP, Fernando Figueira. Ele se tornou um ícone por todas as contribuições na área médica e dedicação à saúde pública e assistencial. Com a referência do professor Fernando Figueira os médicos Roberto Tenório (cardiologista), Armando Baptista e Cláudio Lacerda (cirurgiões) foram agraciados em 2017 com a medalha.

Leia mais
 
   
 

 

   

REUNIÃO

Entidades, escolas e diretórios acadêmicos discutem a qualidade do ensino da Medicina

O campo de prática e sua repercussão no ensino médico. Este foi tema principal da reunião, na quarta-feira (25.10), na sede do Cremepe. Participaram do encontro: representantes das entidades médicas (Simepe, Cremepe e AMPE), das escolas médicas públicas e privadas da Região Metropolitana do Recife, de diretórios acadêmicos, além de estudantes e representantes da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Foram discutidos os problemas, as dificuldades e necessidades, cujo foco principal é melhorar a qualidade do ensino da medicina nas escolas públicas e privadas. O presidente do Cremepe, André Dubeux, disse que o debate sobre campo de prática é uma preocupação em comum de todas as entidades médicas. “As deliberações aprovadas serão encaminhadas à SES para que sejam revistos os contratos firmados entre a secretaria e as universidades privadas desde 2013. Também aprovamos a proposta de formação de uma comissão de ensino médico, com todos os coordenadores dos cursos de Medicina, além dos representantes das entidades médicas e dos diretórios acadêmicos e da SES”, afirmou.

ÁREA DA SAÚDE

MPF discute em audiência a transparência de organizações sociais em PE

O presidente do Cremepe, André Dubeux, participou na quarta-feira (25/10) da audiência pública promovida pelo Ministério Público Federal em Pernambuco (MPF-PE) para discutir a necessidade de transparência na realização de despesas com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) pelas organizações sociais da área de Saúde. O assunto foi tema de recente recomendação expedida pela procuradora da República, Silvia Regina Pontes Lopes, que presidiu a audiência. O evento trouxe para a discussão, dentre outros temas, o direito à informação, transparência pública ativa e passiva, despesas públicas vinculadas ao SUS, implantação de portais da transparência e a Lei de Acesso à Informação (Lei federal nº 12.527/2011), bem como sobre a recomendação do MPF expedida às organizações.

Leia mais Leia mais
 
 
 
 
 

Clippings em Destaque

 
 
 

27/10/2017
Diario de Pernambuco

BRASIL

Ministro da saúde amplia polêmica

Leia mais
 
 
 

27/10/2017
Jornal do Commercio

CIDADES

Rede de apoio para incentivar a prevenção

Leia mais
 
 
  26/10/2017
Folha de Pernambuco

BRASIL

Tratamento de doenças de pele avança com medicamentos biológicos

Leia mais
 
 
 
  DIRETORIA
 
 

Presidente André Soares Dubeux

Vice-PresidenteJoão Guilherme Bezerra Alves

 

Secretário Geral José Carlos Alencar

2º SecretárioSilvío Sandro Alves Rodrigues

 

Tesoureiro Zilda do Rego Cavalcanti

2º Tesoureiro Roberto Tenório de Carvalho

 

Corregedora Silvia da Costa Carvalho Rodrigues

Vice-corregedor Maria Luiza Bezerra Menezes

 
 
  (81)2123-5755  

Assessoria de Comunicação imprensa@cremepe.org.br

© BOLETIM CREMEPE 2015 Rua Conselheiro Portela, 203 - Espinheiro - Recife/PE CEP: 52.020-035