Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Chocolate pode ser aliado da pressão arterial

Uma pesquisa divulgada nesta semana aponta um bom motivo para o consumo diário de chocolate: o alimento pode ser bom para a pressão arterial. O estudo, publicado pela American Heart Association, indica que uma barra diária de chocolate amargo pode reduzir a pressão arterial e potencializar a atuação da insulina.
     
“Estudos anteriores sugerem que alimentos ricos em flavonóides, entre eles frutas, legumes, verduras, chás, vinho tinto e chocolate, podem oferecer benefícios cardiovasculares”, comentou o médico Jeffrey Blumberg, autor da pesquisa. “Mas este é um dos primeiros testes clínicos que se concentram especificamente no efeito do chocolate amargo na redução da pressão arterial entre pessoas hipertensas”, disse o cientista.
    
Blumberg alertou que o estudo não libera o consumo exagerado de chocolate, e sim mostra que certos tipos de chocolate amargo podem ser benéficos para as funções vasculares e a sensibilidade à glicose.
    
A pesquisa foi feita com 10 homens e 10 mulheres hipertensos, na Universidade de L”Aquila, na Itália. “É importante destacar que o chocolate amargo que usamos possui uma alta concentração de flavonóides”, destacou Blumberg. “A maioria dos americanos consome chocolate ao leite, que tem uma baixa concentração de flavonóides”, acrescentou.
    
Da Assessoria de Imprensa do Cremepe.
Com Informações da France Presse, em Washington.