Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Imip trata da “Doença dos Ossos de Cristal”

O Instituto Materno Infantil Prof. Fernando Figueira (Imip) está oferecendo tratamento para Osteogênese Imperfecta, ou como é popularmente conhecida, “Doença dos Ossos de Cristal”. Com isso o Imip passa a ser o único hospital da rede pública de Pernambuco a atender pacientes com esse tipo de problema.
    
A doença, que é uma espécie de fragilidade óssea que pode causar fraturas ao menor impacto, atinge em média 1 em cada 21 mil nascidos. Antes, os pacientes recorriam a uma medicação específica disponível apenas em clínicas particulares para controlar o problema.
    
De acordo com a endocrinologista Suzana Costa, que está coordenando o serviço, o medicamento pamidronato de sódio é o único aprovado pelo Ministério da Saúde para tratar crianças com “ossos de cristal”.
    
“O remédio aumenta a densidade óssea e reduz as chances de ocorrerem fraturas”, explica a médica. A Osteogênese Imperfecta causa fraturas ortopédicas e deformações, comprometendo o crescimento dos ossos.
    
Desde que o Imip foi credenciado como centro de referência no tratamento da Osteogênese Imperfecta, em março de 2005, a lista de pacientes interessados em participar do programa dobrou. Outro hospital do Nordeste a oferecer o tratamento é o Hospital Albert Sabin, no Ceará.
     
No Imip, localizado no bairro dos Coelhos, o atendimento é feito no ambulatório de endocrinologia. O serviço dispõe de uma equipe multidisciplinar composta por endocrinologistas, ortopedistas, geneticistas e clínicos, além de enfermeiros e fisioterapeutas.
    
Serviço:
     Ambulatório de Endocrinologia do IMIP
     Segunda e quinta, das 8h às 12h
     Terça, o dia todo.
     Outras informações pelo telefone: 2122.4227
    
Da Assessoria de Imprensa do Cremepe.
Com Informações da Assessoria de Imprensa do Imip.