EVENTO | Fonte: Assessoria da Sociedade de Anestesiologia de Pernambuco

Jornada de Anestesiologia reflete bom momento da SAEPE

21248641_686932241516093_5792850907682904798_oDias de aprendizado e trocas de conhecimento. Essa é uma maneira de sintetizar a XXIV Jornada de Anestesiologia do Estado de Pernambuco (JAEPE), realizada entre os dias 1oe 2 de setembro, no Mar Hotel Conventions, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Nesta edição, o evento atraiu mais de 300 participantes e reuniu especialistas de vários estados do país. O presidente do Cremepe, André Dubeux, prestigiou o evento.

Reprisando o modelo de edições anteriores, o conteúdo teórico-prático da Jornada começou a ser oferecido mais cedo. Já a partir do dia 30 de agosto, espaço do evento sediou o curso Suporte Avançado de Vida em Anestesiologia (SAVA), além do Curso de Imersão em Anestesia Pediátrica (CIAPED) e o Workshop de Ventilação Mecânica.

Uma novidade deste ano é que o SAVA passou a ser oferecido com equipamentos próprios da SAEPE. “Orgulhosamente, somos a primeira regional Norte/Nordeste a concretizar esse projeto ambicioso que, baseado no modelo atual de ensino e aprendizado, representará um avanço para atualização constante dos nossos associados”, garante a presidente da SAEPE, Jane Amorim. De acordo com ela, o investimento nestes equipamentos é um passo fundamental na estruturação de um centro de treinamento a ser instalado na sede da Sociedade.

“Um dos grandes projetos da diretoria nesta gestão 2017-2018 é a aquisição materiais para a realização de diversos cursos para os sócios”, acrescenta o diretor científico da SAEPE, Waston Silva. Ele destaca que o material, adquirido em parceria com a Coopanest-PE, não será utilizado apenas para o SAVA, mas para outras capacitações. “Vamos oferecer, regularmente, para associados e cooperados, cursos de reanimação, utilizando esse material. São manequins modernos, todos computadorizados, que simulam a situação de crise em anestesia”, afirma. A ideia é oferecer os cursos pelo menos cinco ou seis cursos por ano, para que todos os sócios, ativos ou aspirantes, sejam treinados.

Com extensa programação e conteúdo abrangente, a XXIV JAEPE, em mesas-redondas, simpósios e conferências, trouxe para pauta temas como monitorização da profundidade anestésica, analgesia do parto, qualidade e segurança, abordagem da hipotensão e outros tópicos. “É uma satisfação imensa participar desse evento. O Conselho Regional de Medicina se sente vangloriado de ver uma Sociedade organizada, sempre pensando no aperfeiçoamento profissional”, elogiou o presidente do Cremepe, André Dubeux.

“Esse evento tem uma importância muito grande, porque congrega os MEs e também os outros sócios que têm interesse no aperfeiçoamento da anestesia”, opina o diretor científico da Sociedade Brasileira de Anestesiologia, Rogean Nunes. “E a jornada promove, justamente, esses dois lados: uma parte que alberga bem atualizações importantes e últimas evidências que existem na literatura e, também, também dá uma certa alavancagem nos CETs, promovendo melhor desenvolvimento científico. Tanto que os CETs de Pernambuco obtiveram notas excelentes na prova da SBA”, diz.

RECONHECIMENTO

De fato, os CETs e MEs de Pernambuco foram destaque no cenário nacional. “A SAEPE parabeniza coordenadores, corresponsáveis, instrutores e todos os envolvidos com a formação dos nossos especializandos do programa de residência médica em anestesiologia de Pernambuco. Apesar das dificuldades que temos enfrentado pelo sistema de saúde, todos, com coragem e dedicação ao ensino, mantiveram os programas em pleno funcionamento”, lembrou Jane Amorim, durante a solenidade de abertura da JAEPE. A presidente elogiou, ainda, os MEs que foram destaque na prova nacional. “Estamos orgulhosos com resultado obtido. Esses jovens têm vestido a camisa dos hospitais e da SAEPE”.

JONNA 2018

No próximo ano, Pernambuco sediará a 42aJornada Norte/Nordeste de Anestesiologia (JONNA), que já está com inscrições abertas. O evento será entre os dias 15 e 17 de março, no Summerville Beach Resort, em Porto de Galinhas, no litoral sul do estado. A próxima edição traz o tema Gerenciamento de Crises e já está com inscrições abertas. Informações pelo (81) 3212-0990 ou 3212-0991 e, também, pelo e-mail: saepe@saepe.org.br.

Gostou ? Então deixe um comentário abaixo.

Clippings