Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Seleção simplificada do HBL só depende da assinatura do governador

No início de março as médicas plantonistas da pediatria do Hospital Barão de Lucena (HBL) estiveram na sede do Cremepe para denunciar a situação precária que estão vivendo. No dia 05 se reuniram com a diretoria do Cremepe e Simepe, na semana seguinte (dia 12 de março) a fiscalização do Conselho confirmou os déficits da emergência. O sindicato por sua vez se reuniu com a diretoria do serviço no dia 13 de março, porém, a resolução dos problemas depende da secretaria de saúde do Estado, por isso, as entidades médicas se reuniram na tarde desta terça-feira (20/03) com os promotores de Saúde do Ministério Público de Pernambuco.

Os promotores da saúde Ivana Botelho, Helena Capela e Édipo Soares (coordenador) afim de sanar os déficits de recursos humanos, insumos básicos e medicamentos convocou as entidades médicas, o corpo clínico e a secretaria de saúde. A discussão começou com a fala do presidente do Cremepe, André Dubeux, que explicou a preocupação com a assistência pediátrica no Estado. De acordo com ele é a população que tem sido mais penalizada pela gestão. “Já estivemos nesta casa (MPPE) inúmeras vezes para falar de Abreu e lima, Camaragibe, Paulista, Cabo e precisamos rever a assistência pediátrica no estado. Hoje em Pernambuco, na Região Metropolitana, só temos duas unidades que atendem pacientes graves (da pediatria) o IMIP e o Barão de Lucena”, disse Dubeux.

Ele pontuou os problemas: demanda excessiva, escalas incompletas, falta de insumos básicos como luva de procedimentos, falta de medicações, ausência de classificação de risco e de segurança. Além disso, não há cirurgião pediátrico e os pacientes chegam a passar até oito dias internados na emergência quando deveriam permanecer por apenas 24 horas.

O presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco, Tadeu Calheiros, explicou que o déficit de recursos humanos compromete o serviço e que uma proposta inclusive aceita pela diretora da unidade é que os pacientes sejam referenciados. Ele ainda pontuou a ausência de outros 15 médicos na obstetrícia do Hospital. Já o diretor do Simepe e plantonista do HBL, Marcus Villander, completou dizendo que há uma ala com 10 leitos da UTI adulta fechada por falta de recursos humanos.

Dada a palavra para a representante da secretaria de Saúde de Pernambuco, foi dito que o concurso para médicos pediatras e cirurgiões pediátricos será homologado até junho. Entretanto, a medida de curto prazo é uma seleção simplificada que já foi aprovada no início deste mês pela Comissão de Política de Pessoal (CPP) da SES, o edital está pronto e na mesa do governador. “Só falta o governador assinar a resolução para ser divulgado”, afirmou a representação SES.

Os representantes do MPPE, por fim, deram um prazo de 15 dias para que o documento seja assinado pelo governador e já mancou uma próxima audiência para o dia 9 de abril já com as respostas da secretaria sobre: segurança, possibilidade dos pacientes serem regulados, a questão da seleção simplificada, o cirurgião pediátrico, abertura dos leitos de UTI, escala de obstetrícia e fisioterapia.