Caso não esteja visualizando corretamente este boletim, clique no link abaixo
Boletim Nº 423 - http://cremepe.org.br/boletim-no-423/
 
 
 
  Boletim Nº 423 Recife, 13 dezembro 2015
 
 
 
  Noticias Destaque
 
 
 

 

HOSPITAIS E UPAS

Comissões de Ética tomam posse no Cremepe

Integrantes das Comissões de Ética Médica de 14 hospitais e quatro UPAs de Pernambuco tomaram posse na noite da quinta-feira (10/12), na sede do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), para mandato até junho de 2018. Ao todo, estiveram presentes 50 médicos. A corregedora do Cremepe, Sílvia da Costa Carvalho, ressaltou a importância das Comissões no sentido de minimizar conflitos. “Se não houver dano ao paciente, as Comissões têm liberdade para tentar resolver, mas não autonomia para aplicar punição. Nesse caso, o papel da Comissão é levar o problema ao Conselho, a quem cabe abrir ou não a sindicância”, explicou. O vice-presidente do Cremepe, André Dubeux, citou os problemas que geram maior desgaste dentro dos hospitais: abandono e rendição de plantão. “A rendição do plantão deve ser feita, impreterivelmente, pessoa a pessoa. E sob nenhuma hipótese, o médico deve abandonar o plantão antes do colega chegar”, enfatizou.

Leia mais
 
   
 

 

   

FISCALIZAÇÃO

Cremepe retorna ao Hospital das Clínicas

O Ministério Público Federal (MPF) solicitou uma nova fiscalização do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco ao Hospital das Clinicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) na manhã da quinta – feira (11.12). O presidente e o médico fiscal do Conselho, Sílvio Rodrigues e Sylvio Vasconcellos, fiscalizaram o setor de farmácia e a UTI neonatal, ambos têm uma estrutura física precária. No setor de farmácia, houve uma melhora parcial, porém os medicamentos encontram-se no limite, não havendo reserva para qualquer emergência. Já no setor de UTI neonatal, a situação está completamente defasada, pois há falta de recursos humanos e materiais, como o sensor oxímetro. Além de estar fechada para alto risco, a UCI que tem 5 leitos está com 9 recém-nascidos internados. “Faltam médicos, materiais, há buracos no teto ao longo de todo o hospital, e, além disso, há problemas de superlotação e o hospital nunca tem folga, sempre trabalha acima do limite de leitos, isso é preocupante”, afirmou o médico fiscal Sylvio Vasconcelos.

FECHAMENTO DE LEITOS

MPPE, Cremepe e entidades discutem o número de UTIs no Estado

O Cremepe tem realizado fiscalizações específicas para identificar o déficit de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Estado. Já verificou a situação de Caruaru e Petrolina e levou os dados para audiência pública na tarde da última quinta-feira (10/12) no auditório do Centro Cultural Rossini, na Rua do Hospício, 875, Boa Vista. O encontro foi convocado pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) que vai solicitar a reabertura de todos os leitos de UTI da rede do Sistema Único de Saúde (SUS) que estão fechados. A audiência foi comandada pela promotora de Justiça de Defesa da Cidadania da Capital com atuação na Defesa da Saúde, Helena Capela e os promotores Ivana Botelho e Édipo Soares, participaram representantes de todos os serviços de UTI do Estado e Conselho Estadual de Saúde. De acordo com as listas de espera da Central de Regulação de Leitos, existem cerca de 100 usuários, diariamente, aguardando tais leitos. Por isso, o objetivo do encontro era definir ações e medidas a serem adotadas pelo Poder Público, visando a garantia da transferência para leitos de UTI dos usuários.

Leia mais Leia mais
 
 
 
 
 

Clippings em Destaque

 
 
 

11/12/2015
Folha de Pernambuco

COTIDIANO

Crianças com diagnóstico de microcefalia terão atendimento gratuito no RHP

Leia mais
 
 
 

11/12/2015
Sociedade de Clínica médica

LIVRO

3° Edição – Tratado de clínica médica

Leia mais
 
 
  11/12/2015
Diario de Pernambucp

VIDA URBANA

Boatos perigosos à saúde

Leia mais
 
 
 
  DIRETORIA
 
 

Presidente André Soares Dubeux

Vice-PresidenteJoão Guilherme Bezerra Alves

 

Secretário Geral José Carlos Alencar

2º SecretárioSilvío Sandro Alves Rodrigues

 

Tesoureiro Zilda do Rego Cavalcanti

2º Tesoureiro Roberto Tenório de Carvalho

 

Corregedora Silvia da Costa Carvalho Rodrigues

Vice-corregedor Maria Luiza Bezerra Menezes

 
 
  (81)2123-5755  

Assessoria de Comunicação imprensa@cremepe.org.br

© BOLETIM CREMEPE 2015 Rua Conselheiro Portela, 203 - Espinheiro - Recife/PE CEP: 52.020-035