Caso não esteja visualizando corretamente este boletim, clique no link abaixo
Boletim Nº 458 - http://cremepe.org.br/boletim-no-458/
 
 
 
  Boletim Nº 458 Recife, 11 setembro 2016
 
 
 
  Noticias Destaque
 
 
 

 

SVO

Após 10 anos, Brasil não cumpre meta, diz CFM

Em 2016 o Brasil completa 10 anos de uma política cujo objetivo primordial é garantir à população acesso aos chamados serviços de verificação de óbito (SVOs), estruturas oficiais responsáveis pela realização de necropsias em pessoas que morreram sem assistência médica ou com diagnóstico de moléstia mal definida. Em uma década, não foram atingidos nem dois terços da meta de 74 SVOs de diversos portes, instalados, com apoio financeiro do Ministério da Saúde, em todas as unidades da federação – meta definida pelo próprio órgão do Poder Executivo federal para ser alcançada em quatro anos. Muitos dos estados mais populosos do país, como Bahia, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, por exemplo, continuam sem serviço integrado à rede, ou, até mesmo, sem nenhum serviço disponível.

Leia mais
 
   
 

 

   

MICROCEFALIA

Decisão nas mãos do STF

Está nas mãos da ministra Cármen Lúcia, futura presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), a decisão sobre o pedido de autorização para interrupção da gravidez de mulheres infectadas pelo vírus zika. Na última terça-feira, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresentou parecer favorável ao aborto, avaliando que a continuidade forçada da gestação representa “risco à saúde psíquica da mulher”. O presidente do Conselho Regional de Medicina (Cremepe), André Dubeux, disse que a instituição ainda não tem um posicionamento fechado sobre o tema, mas que ele, pessoalmente, é contrário à interrupção por entender que ainda não há informações científicas suficientes para determinar o nível de comprometimento de mulheres grávidas infectadas pelo vírus. “Esse é um terreno pantanoso para se discutir agora. Precisamos ter mais dados sobre as consequências dessas arbovirores na gestação. Antes disso, é temeroso qualquer tomada de decisão”, afirmou.

BRASIL X COLÔMBIA

Galvão Bueno faz alerta sobre crianças desaparecidas no jogo do Brasil

A Arena da Amazônia, em Manaus, foi palco do jogo Brasil x Colômbia na terça-feira (06/09), válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. A TV Globo, em parceria com a Fundação da Infância e a Adolescência, realizou uma ação para ajudar a encontrar crianças desaparecidas. A iniciativa contou com o apoio da Rede Amazônica. Durante o intervalo do jogo, o comentarista global, Galvão Bueno, destacou que o recado mais importante do jogo foi a ação que mostrou 20 rostos de crianças desaparecidas entre 2003 e 2015. "A CBF também promove ações sociais sobre esporte e infância. O mais importante de todos os recados que nós passamos neste jogo", disse Galvão sobre a ação.

Leia mais Leia mais
 
 
 
 
 

Clippings em Destaque

 
 
 

09/09/2016
Folha de Pernambuco

COTIDIANO

Arbovirose: situação ainda é de alerta em PE

Leia mais
 
 
 

08/09/2016
Diario de Pernambuco

VIDA URBANA

App estimula denúncias sobre focos de aedes

Leia mais
 
 
  08/09/2016
Folha de Pernambuco

COTIDIANO

Zika: OMS recomenda mais proteção sexual

Leia mais
 
 
 
  DIRETORIA
 
 

Presidente André Soares Dubeux

Vice-PresidenteJoão Guilherme Bezerra Alves

 

Secretário Geral José Carlos Alencar

2º SecretárioSilvío Sandro Alves Rodrigues

 

Tesoureiro Zilda do Rego Cavalcanti

2º Tesoureiro Roberto Tenório de Carvalho

 

Corregedora Silvia da Costa Carvalho Rodrigues

Vice-corregedor Maria Luiza Bezerra Menezes

 
 
  (81)2123-5755  

Assessoria de Comunicação imprensa@cremepe.org.br

© BOLETIM CREMEPE 2015 Rua Conselheiro Portela, 203 - Espinheiro - Recife/PE CEP: 52.020-035