Caso não esteja visualizando corretamente este boletim, clique no link abaixo
Boletim Nº 468 - http://cremepe.org.br/boletim-no-468/
 
 
 
  Boletim Nº 468 Recife, 20 novembro 2016
 
 
 
  Noticias Destaque
 
 
 

 

RESOLUÇÃO CFM Nº 2.156/2016

CFM define critérios para melhorar fluxo de atendimento médico em UTIs

O Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou na quinta-feira (17.11), no Diário de Oficial da União, a Resolução CFM nº 2.156/2016, que estabelece os critérios para indicação de admissão ou de alta para pacientes em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que devem ser observados pelos médicos intensivistas. A norma tem como meta contribuir para a melhora do fluxo de acolhimento de pacientes em situação de instabilidade clínica, frente a oferta insuficiente de leitos de UTI, especialmente na rede pública, e a má distribuições das unidades em todo o Brasil. Segundo a norma, as admissões em UTI deverão levar em consideração os seguintes aspectos: diagnóstico e necessidades do paciente; priorização com base em evidências clínicas; serviços médicos disponíveis na instituição; disponibilidade de leitos e potencial benefício para o paciente com as intervenções terapêuticas e prognóstico.

Leia mais
 
   
 

 

   

PALESTRA

AMPE sediará em dezembro palestra sobre vacina contra a dengue

No dia 06/12, às 19h30 será ministrada a palestra Aspectos Epidemiológicos Atuais da Dengue e Sua Prevenção por Vacina. O evento será na sede da Associação Médica de Pernambuco e contará com a presença da Dra. Sheila Homsani(SP), Diretora médica da Sanofi Pasteur, como palestrante , e também a Dra. Analíria Pimentel (PE), Pediatra e Infectologista. O público alvo do evento são médicos e demais profissionais de saúde. O evento é gratuito, e as inscrições podem ser feitas no fone: 3423.5473, ou pelo email: somepe.ampe@hotmail.com

BRASÍLIA

Conselheiro do CFM fala sobre a ética na relação médica com a indústria farmacêutica

A ética na relação médica com a indústria farmacêutica foi tema central de palestra realizada pelo conselheiro do Conselho Federal de Medicina (CFM) e doutor em Ciências em Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Jeancarlo Cavalcante, em Brasília. O debate, promovido em 9 de novembro, foi mediado pela ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Nancy Andrighi. Os excessos praticados por alguns setores da indústria de medicamentos e equipamentos médicos foram citados por Cavalcanti. Segundo ele, a indústria farmacêutica investe mais em marketing do que em pesquisas e cerca de metade dos eventos médicos tem apoio dessas instituições. “O médico não pode ser reduzido à condição de garoto propaganda. Sua função é salvar”.

Leia mais Leia mais
 
 
 
 
 

Clippings em Destaque

 
 
 

18/11/2016
Diario de Pernambuco

LOCAL

Prevenir o diabetes deve ser cuidado permanente

Leia mais
 
 
 

18/11/2016
Jornal do Commercio

CIDADES

Mais atenção a homens Trans

Leia mais
 
 
  18/11/2016
Diario de Pernambuco

EDITORIAL

Campanhas e o caos na saúde

Leia mais
 
 
 
  DIRETORIA
 
 

Presidente André Soares Dubeux

Vice-PresidenteJoão Guilherme Bezerra Alves

 

Secretário Geral José Carlos Alencar

2º SecretárioSilvío Sandro Alves Rodrigues

 

Tesoureiro Zilda do Rego Cavalcanti

2º Tesoureiro Roberto Tenório de Carvalho

 

Corregedora Silvia da Costa Carvalho Rodrigues

Vice-corregedor Maria Luiza Bezerra Menezes

 
 
  (81)2123-5755  

Assessoria de Comunicação imprensa@cremepe.org.br

© BOLETIM CREMEPE 2015 Rua Conselheiro Portela, 203 - Espinheiro - Recife/PE CEP: 52.020-035