Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Associação Brasileira divulga pesquisa

O presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Josimar França, protocolou no Ministério da Saúde, no último dia 5, uma pesquisa realizada pela entidade em parceria com o Instituto Datafolha.

Para França, uma das principais dificuldades do setor é a ausência de estatísticas claras e confiáveis e a pesquisa contribuirá para que as ações sejam melhor planejadas e desenvolvidas.

O estudo ouviu 207 médicos psiquiatras e 2.267 pessoas sobre a sua percepção em relação ao atendimento aos pacientes com transtornos mentais no País. Os resultados comprovaram que os serviços são limitados e de difícil acesso, principalmente no serviço público.

De acordo com o Datafolha, 84% dos médicos afirmam que os serviços em sua região são limitados e não atendem às necessidades da população. Numa escala de 1 a 10, a média foi 4,5 no quesito facilidade de acesso à assistência, com apenas 29% dos entrevistados considerando-o satisfatório.

Entre a população geral, 9% dos entrevistados disseram que ele próprio ou alguém da família sofreu de algum tipo de transtorno mental no último ano. Dessa parcela, 72% procuraram pelo atendimento no sistema público de saúde, 23% pelo sistema privado e 21% através de planos e/ou seguros de saúde. Dos usuários do sistema público, 7% não conseguiram atendimento e 47% consideraram o acesso difícil.

Leia mais resultados no site: http://www.abpbrasil.org.br/pesquisa/

Da Assessoria de Comunicação do Cremepe.
Com Informações do Portal Médico – www.portalmedico.org.br