Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Campanha visa resgatar dignidade

A “Recuperação Médica no Brasil” foi o tema da palestra ministrada pelo médico e diretor do Sindicato dos Médicos do Piauí (Simepi), Newton Nunes de Lima, na noite da última quinta-feira (04/01/2007), no auditório do Sindicato dos Médicos de Pernambuco.

Segundo Newton Nunes, que está difundido pelo País uma campanha para reerguer e valorizar a categoria e, inclusive, já entregou à Federação Nacional dos Médicos (Fenam) um documento com várias propostas visando o benefício da classe, existe pouca participação/envolvimento dos médicos com o movimento sindical. O motivo disto estaria na imobilidade, diferenciação e egocentrismo dos profissionais. Além do desgaste na demora da regulamentação do Ato Médico.

Para o diretor do Simepi, é indispensável que os médicos se mobilizem para fortalecer o sindicalismo médico brasileiro, visando realizar um resgate social da profissão, além de recuperar a dignidade do setor. “O médico brasileiro é o campeão de trabalhar sem garantias trabalhistas, sendo bastante explorado em seus direitos tanto a nível estatal como na iniciativa privada”, relatou, para depois afirmar categoricamente: “Precisamos acabar com essa situação, ou, pelo menos, diminuí-la”.

O médico ainda lembrou as dificuldades relacionadas com o piso salarial, planos de saúde, formação acadêmica, carga horária excessiva de trabalho e aumento da violência contra os profissionais. “Exigem dos médicos uma formação bastante especializada, mas, em contra partida, o mercado de trabalho que eles encontram é bastante adverso e isto acaba por interferir numa possível relação harmônica entre o médico e o paciente”.

Os assuntos discutidos durante a palestra foram os mesmos que incorporaram o documento, enviado pelo médico Newton Nunes à Fenam. Entre os assuntos estão: a tentativa de unificar a nível nacional plano de carreira, cargos e salários no serviço público; ajudar politicamente a reativar os Sindicatos do Amapá, Maranhão e Paraíba, visando fortalecer o sindicalismo médico brasileiro e, num trabalho conjunto AMB/Fenam, intensificar contatos com as comissões estaduais de honorários médicos, buscando dar mais velocidade na implantação da CBHPM e realizar uma campanha de marketing para divulgação em nível nacional.

Outro ponto que obteve destaque no evento foi a questão dos estudantes e residentes de medicina. “Temos de trabalhar para extinguir a exploração do trabalho do médico residente e, para isto, se faz imprescindível à realização de um plano de ação no sentindo de conscientizar politicamente os estudantes de medicina e residentes”, declarou entusiasmado Newton Nunes.

Na opinião do presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), Mário Fernando Lins, o encontro foi proveitoso, porque além de discutir os problemas que hoje atingem diretamente a classe médica, tem por objetivo estimular o movimento sindical, na busca de novas propostas/ perspectivas de valorização profissional.

O médico e diretor do Sindicato dos Médicos do Piauí, Newton Nunes, já visitou, além de Recife, as cidades de São Luís do Maranhão e Brasília divulgando suas idéias e propostas para conscientizar o sindicalismo médico brasileiro. Ainda este mês ele segue para Porto Alegre e São Paulo.

Da Assessoria de Comunicação do Cremepe.
TEXTO: Chico Carlos e Flávia Morgado, da Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Médicos.