Estudantes de Medicina farão campanha de prevenção às doenças renais amanhã (8), Dia Mundial do Rim, na portaria 4 do Hospital das Clínicas(HC), a partir das 8h. O objetivo é alertar para a necessidade do diagnóstico precoce dessas doenças e de outras, como a diabetes e a hipertensão, que podem provocar problemas renais.
A progressão das patologias renais podem ocasionar a insuficiência renal crônica, considerada a nova epidemia do século 21. Estima-se que, no Brasil, um milhão de pessoas tenham problemas renais.
Durante todo o dia, a equipe da Liga Acadêmica de Prevenção à Doença Renal e de Promoção à Saúde da UFPE (Prevenrim) – organizadora do evento – vai esclarecer dúvidas sobre o assunto, realizar minipalestras, medir glicose, aferir pressão arterial, realizar exames de urina e medir altura e peso de pacientes, acompanhantes e servidores do HC.
“Essas ações ajudam a detectar a doença renal. Ocorre do indivíduo ter a patologia e não apresentar sintomas, só vindo a descobri-la numa fase avançada, quando as alterações são irreversíveis”, afirma a estudante e presidente da Prevenrim, Camila Barbosa.
Da Assessoria de Comunicação do Cremepe.
Com Informações da Assessoria de Imprensa do Hospital das Clínicas.
TEXTO: Fabíola Tavares.