Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Médicos lançam agenda com a presença de diversos parlamentares

Cerca de sessenta parlamentares de diversos estados do Brasil, além de representantes de entidades médicas nacionais e regionais prestigiaram o lançamento da Agenda Parlamentar da Saúde Responsável , na manhã desta quarta-feira (7), em café da manhã no hotel Kubitschek Plaza, em Brasília.

O presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Edson de Oliveira Andrade, que recebeu os convidados juntamente com os presidentes da Associação Médica de Brasília (AMB), José Luiz Gomes do Amaral, e da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), Eduardo Santana ressaltou a importância do acompanhamento, por parte de todos, dos projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional – em especial, os projetos relacionados à regulamentação da Emenda 29, o PL que regulamenta a Medicina, o projeto que estabelece critérios para a edição de lista referencial de honorários médicos, e a questão da revalidação de diplomas expedidos por universidades estrangeiras.

Edson Andrade falou, também, da realização da primeira reunião da Frente Parlamentar da Saúde, na tarde desta quarta, na Câmara dos Deputados.

Após as palavras dos presidentes da AMB e da Fenam, o presidente da Frente Parlamentar da Saúde, deputado Rafael Guerra, falou sobre o contingenciamento de R$ 5,8 bilhões do orçamento do Ministério da Saúde e, em seguida, diversos deputados, assessores e representantes de entidades manifestaram apoio às causas defendidas pelas entidades médicas.

A agenda foi elaborada pela Comissão de Assuntos Parlamentares (CAP), formada pelo Conselho Federal de Medicina e pela Associação Médica Brasileira, para acompanhar e opinar sobre os projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional que afetam diretamente a saúde da população brasileira.

No material elaborado pelas entidades são expostos o número do projeto, comentários explicativos, a comissão onde se encontra, o nome do relator e o posicionamento das entidades médicas em relação ao tema.

O acompanhamento do andamento dos projetos por meio da agenda, que está disponível na home-page do Conselho Federal e da Associação Médica, por parte dos conselheiros, médicos, jornalistas e da sociedade como um todo pode garantir uma maior agilidade no processo de votação das matérias.

Da Assessoria de Comunicação do Cremepe.
Com Informações da Assessoria de Imprensa do CFM.