Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Estado inicia vacinação de idosos

A chegada do período de chuvas traz a preocupação com a maior incidência de gripes e resfriados. Para proteger a população acima dos 60 anos de idade, tem início nesta segunda-feira a campanha de vacinação de idosos contra a gripe. A meta é imunizar, até o dia 4 de maio, 530 mil pessoas, o correspondente a 70% da população idosa de Pernambuco, estimada em mais de 758 mil pessoas.

O Ministério da Saúde enviou mais de 952 mil doses da vacina para o estado, que serão utilizadas na campanha em 1.900 postos de saúde. Além disso, serão destinadas 30 mil doses da vacina para serem aplicadas nas aldeias indígenas pernambucanas. Mais de cinco mil profissionais deverão trabalhar para que a meta seja alcançada e superada em Pernambuco. Os idosos que não estiverem em condições de se dirigirem a um dos postos de saúde podem acionar a Secretaria de Saúde do seu município e solicitar a presença de um vacinador em sua própria moradia.

Pesquisas indicam que a vacina antigripe pode reduzir em até 30% o número de casos de infecção pulmonar nos idosos. A coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), Teresa Maia lembra que diferentemente do adulto, a gripe deixa o organismo do idoso mais frágil e cansado e a vacina ajuda a evitar complicações causadas pela doença.

Recife – No Recife, um total de 217 unidades de saúde municipais, sobretudo os Postos de Saúde da Família (PSF), estarão imunizando os idosos, das 8h às 17h. Outros cinco postos volantes montados pela Secretaria de Saúde também estarão funcionando no mesmo horário. Entre eles, no Bompreço do terminal de Boa Viagem, na loja do Hiper junto ao Shopping Center Recife, no Carrefour da Torre, no Shopping Recife e no Tacaruna.

Este ano, a novidade da campanha no Recife é a inclusão de 17 terreiros de matrizes africanas como postos de vacinação. Espalhados pela capital, os terreiros estarão com profissionais de saúde vacinando contra a doença de 8h às 17h.

Durante a campanha, os idosos que estiverem com o esquema incompleto ou que nunca tomaram a vacina contra difteria e tétano (dT) também podem ser imunizadas. O esquema para dT são três doses com intervalos de dois meses entre elas e com reforço a cada 10 anos. Para quem não sabe, Recife é a terceira capital brasileira com maior proporção de idosos, segundo o IBGE. São 143.485 pessoas com 60 anos ou mais (10,1% da população recifense).

Confira os enderelos dos terreiros que participam da campanha:

– Centro Espírita Morada Oxotssi – Rua do Melo, 107, Coelhos

– Terreiro de Pai Adão – Estrada Velha de Água Fria, 1644, Água Fria (em frente ao Gigante do Piso)

– Mãe Diva (Ilê Axé Olosa) – Rua Urusanga, 32, Alto de Santa Isabel

– Federação das Nações dos Cultos Africanos no Brasil (FNCAB), Rua Córrego Botijão, s/n, Nova Descoberta

– Pai Junior (Ilê Oxaguian Oxum Opará), Rua Largo os 3 Morros, 35 B, Córrego do Genipapo

– Ilé Axé Oba Xangô – Rua Santa Izabel, 724, Casa Amarela

– Centro Espírita Caboclo Iracy, Rua Fagundes Varela, 64, Sítio do Cardoso, Torre

– Ilô Oxumajan Gurá (Afoxé Omisabé), Rua Xavier Sobrinho, s/n, Prado

– Roça do Moçambique Xangô Abacussô de Onotun, Rua Aureliano, Brasilit

– Centro Espírita Maria Gonga, Rua Cosme Viana, 176, Afogados (esquina Eros Hotel)

– Centro Espírita Caboclo Coraci, Rua Muriti, 75, Estância

– Terreiro de Candoblé abassá de Oxum, Rua Queluz, 519 (terminal de ônibus Piracicaba)

– Terreiro Ilê Axé Xoa Tery, Rua Antônio Viçoso, 200, Barro

– Centro Espírita Cabocla Iatiaci, Rua Dr. Freitas Lima, 158, Jardim São Paulo

– Centro Espírita Taima Iemanjá – Rua Deldato Torres, 62-A, Barro

– Ilê Oya Boleomin, UR-2

– Axé ademin Ilê Olóxum o Papá Nação – Rua Soldado Romildo Ottenenn, 184, Ibura de Baixo

Da Assessoria de Comunicação do Cremepe.
Com Informações da Redação do PERNAMBUCO.COM.