Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Caravana na Comunidade do Ibura

O quarto dia da caravana do Cremepe/Simepe foi dedicado às comunidades do Ibura e Jordão Baixo.

Os caravaneiros que seguiram para o bairro da UR 4 chegaram à comunidade por volta das 10h, e logo começaram a se organizar para cumprir a missão proposta.

A equipe dedicada às pesquisas partiu para as ruas, praças e casas abordando as pessoas que vivem naquela localidade com a intenção de identificar os problemas enfrentados diariamente, assim como de conhecer os serviços que tem atendido a população de forma satisfatória.

Um dos problemas mais destacados pela população foram as drogas. No questito melhor serviço oferecido, a resposta unânime foi a coleta de lixo que, segundo os moradores, é presente diariamente.

Uma das grandes insatisfações dos moradores é a demora na reforma da Unidade de Saúde da Família UR 4 e UR 5 – 1ª etapa. Há pouco mais de um ano a estrutura foi desocupada para o início das obras, mas até então nada foi feito. A Unidade foi transferida provisoriamente para um espaço menor onde a comunidade tem recebido atendimento.

Os caravaneiros responsáveis pela fiscalização e pesquisa junto aos usuários do Sistema de Saúde foram até o local e identificaram, na grande maioria, insatisfação. Entre as queixas estão a dificuldade para conseguir atendimento e deficiente estrutura física para acolhimento dos pacientes.

“Identificamos que a improvisação tem repercurtido na dinâmica do trabalho, gerando um desgaste na equipe e, consequentemente, no usuário”, afirmou o médico-fiscal Sylvio Vasconcellos.

O posto conta com três equipes, uma delas com o déficit de um médico. São realizados cerca de 1.200 atendimentos por mês na unidade.

Enquanto dados eram levantados pela equipe de pesquisa e fiscalização, Boni, Léo e Manoel, responsáveis pela oficina de pintura e grafitagem, trocavam experiências com as crianças através das cores e rabiscos.

A oficina aconteceu próximo ao posto provisório de saúde, no Centro Educacional ABC. As crianças puderam expressar sentimentos e anseios através das tintas. Beatriz vitória foi uma delas. Menina alegre, de apenas 6 anos, mas que já argumentava como gente grande. Quando perguntada sobre o que estava pintando, respondeu: “Desenhei uma casa, pessoas e árvores queimadas. Quis mostrar um pouco sobre cidadania e meio ambiente. É muito importante as pessoas cuidarem das plantas e de tudo o que existe onde elas vivem.”, afirmou em tom articulado e cheio de propriedade.

Ao meio dia as atividades foram encerradas e a equipe se foi, carregando as impressões deixadas pelos moradores do Ibura (UR 4).

A caravana segue pelas comunidades do Recife até o dia 15 de junho.

Confira a sequência da programação de visitas:

06/06 – San Martin e Alto José do Pinho

08/06 – Vila Santa Luzia (Torre) e Sítio das Palmeiras

13/06 – Alto do Capitão e Mustardinha

15/05 – Bola na Rede e Guabiraba