A plenária do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco da noite do dia 03 de setembro decidiu conceder o prazo de 26 dias para a Secretaria Estadual de Saúde regularizar o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) do Estado. Atualmente, o serviço funciona na cidade universitária, Zona Oeste do Recife. A reunião extraordinária foi convocada após entidades médicas e o corpo clínico do SVO se reunirem com o secretário de Saúde que assegurou o início das reformas e o acompanhamento diário das obras.
Os relatórios de fiscalização do Cremepe dos dias 9 de junho e 25 de julho identificaram problemas como insalubridade, defasagem na climatização, além de inexistência de um fluxo, escala de médicos desfalcada e falta de insumos básicos para os procedimentos. Os profissionais do serviço denunciaram a situação ao Conselho e Sindicato dos Médicos e aceitaram a interdição do serviço ética do serviço. Porém, a contrapartida do Estado ocorreu durante a quarta-feira (02/09), quando o secretário de Saúde do Estado, Iran Costa, pontuou as reformas imediatas.
Durante a plenária do Cremepe o diretor técnico do SVO alegou que mesmo diante do conceito negativo do relatório, com as reformas em andamentos, os profissionais conseguirão continuar no serviço. Ele explicou que a rede também deve ser conscientizada para não sobrecarregar a unidade. A entidade confirmou que as reformas no SVO já foram iniciadas.