O CREMEPE, considerando a aproximação das eleições municipais e como autarquia federal cuja missão envolve a fiscalização, marco regulatório ético e judicante do exercício ético da medicina, vem a público colocar-se à disposição para debater as questões relacionadas à saúde. Nesse sentido, reafirmamos nosso posicionamento diversas vezes já externado:
1- É imperioso garantir leitos para as parturientes efetuarem o parto com dignidade e cidadania.
2- É imprescindível garantir leitos em UTIS neonatais/pediátricas e de adultos para por fim as filas de espera cotidianamente.
3- É urgente que se implante central de remoção de pacientes com unidades móveis devidamente equipadas e com médicos alocados no setor.
4- É preciso solucionar a questão das escalas de recursos humanos, mantendo quadro completo e com os insumos necessários à assistência ao cidadão.
5- É necessário cumprir integralmente o acesso farmacêutico aos pacientes conforme garantia constitucional.
6- É fundamental que se promova forma de acabar com filas de espera para tratamento como a que ocorre com os portadores de catarata e outras patologias.
7- É prioritário o apoio e investimento na assistência básica e conexão da mesma com centros diagnósticos especializados
8- É urgente que se obtenha o número de CAPS necessários e de leitos de urgência na assistência à saúde mental da população.
9- O saneamento básico não pode mais ser postergado pois sua existência se correlaciona com a redução de diversas doenças infecciosas.
10 – A segurança que hoje é questão de saúde pública, haja vista, que o elevado índice de mortes por causas violentas deve ser objeto de atuação das prefeituras e não apenas do aparelho policial.
A diretoria