Natural de Rio Largo, Alagoas, Divaldo de Almeida Sampaio, recebeu da Assembleia Legislativa, nesta quarta (20), o Título de Cidadão de Pernambuco. O médico mudou-se para o Recife em 1970 e se graduou pela Universidade de Pernambuco em 1976. A iniciativa da homenagem partiu do deputado Antônio Moraes (PSDB) e o presidente do Cremepe, André Dubeux, fez questão de prestigiar a homenagem.
Sampaio fez residência médica em Hematologia no Hemope e, logo depois, começou a trabalhar na fundação, tendo sido contemplado, em 1989, com uma bolsa de estudos para realizar o curso de diretores de hemocentro na França. Ele também fez mestrado em Genética e Biologia Molecular e doutorado em Hematologia, sendo ainda autor de uma vasta produção científica.
Além de médico e professor universitário, Sampaio é também presidente da Sociedade de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco e sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Bioética – Regional Pernambuco.
A deputada Terezinha Nunes (PSDB), que presidiu a solenidade, afirmou que o médico tem contribuído para a busca da cura para doenças na área da hematologia. “Este é um agradecimento da Assembleia a este destacado profissional”, ressaltou.
“Divaldo é um médico extremamente dedicado, que tem prestado um serviço muito grande a Pernambuco e ao Brasil”, complementou Antônio Moraes. O homenageado, por sua vez, afirmou “que tudo que pôde fazer na medicina foi em prol dos pernambucanos, sobretudo os mais simples.”