O caminho do diálogo, livro editado pelo CFM, aborda o ensino da bioética a crianças e adolescentes, sendo produzido pela autarquia em parceria com a Sociedade Brasileira de Bioética (SBB) e o Conselho Regional de Medicina do Estado do Paraná (CRM/PR).
O projeto foi desenvolvido no ano de 2015. “A experiência foi idealizada literalmente como um ´caminho´, delineado ao longo de um campus universitário da instituição, ligado por 12 árvores da vida, cada uma representando um tema de bioética a ser desenvolvido com os estudantes”, conta um dos organizadores do livro, Gerson Martins.Bioeticista e médico, ele foi conselheiro federal do Paraná por 15 anos, (1999 a 2014), exerceu a 3ª vice-presidência e 2ª secretaria do CFM.
Também organizadores da obra, os bioeticistas Marta Luciane Fischer, Matheus Edilberto Roth e Thiago Rocha da Cunha explicam que, no Brasil, a experiência educacional em bioética se volta, sobretudo, ao Ensino Superior, nos níveis de graduação e pós-graduação.
Eles destacam, porém, o crescente reconhecimento em desenvolver o aprendizado da bioética desde o Ensino Fundamental “como área a se trabalhar interdisciplinar e transversalmente, no contexto da formação integral, humanística e crítica de crianças e adolescentes”.
O livro O caminho do diálogo está disponível para leitura on-line e download na plataforma desenvolvida pelo CFM, assim como outros títulos publicados pela autarquia.
Medicina, direito, ética e justiça e Ensaios em bioética são algumas das obras sobre ética médica e bioética disponíveis na plataforma on-line Publicações CFM. Acesse aqui.