A Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), que promove no Brasil o Dia Mundial do Rim (8/3) com o tema “Saúde da Mulher – Cuide dos seus Rins”, estará na próxima quinta-feira, das 9h às 16h, no Espaço Mário Covas, na Câmara dos Deputados, fazendo campanha sobre prevenção e tratamento da doença renal crônica.
Estimativas da Sociedade Internacional de Nefrologia (SBN) indicam que a doença renal crônica afeta 10% da população e aproximadamente 195 milhões de mulheres em todo o mundo, chegando a ser a oitava principal causa de morte entre o sexo feminino, com cerca de 600 mil vítimas fatais/ano. O objetivo da campanha é enfatizar a importância da prevenção, destacando o ônus da doença renal crônica em mulheres e a dificuldade de acesso aos cuidados com os rins.
Idealizado pela Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN) em 2005, o Dia Mundial do Rim visa reduzir o impacto da doença renal em todo o mundo, sendo comemorado na segunda quinta-feira de março. Neste ano, a data coincide com o Dia Internacional da Mulher, 8 de março. O foco é destacar o ônus da doença renal crônica em mulheres e a dificuldade de acesso aos cuidados com os rins.
De acordo com o relatório oficial da Campanha de 2017, o Brasil foi o país que mais realizou ações de prevenções (450 eventos), seguido por Eslovênia (79) e Índia (45). “Em associação ao World KidneyDay, estamos desenvolvendo uma série de atividades para promover a adoção de comportamentos preventivos e pretendemos nos manter na primeira posição do ranking de países mais ativos com um número ainda muito maior de eventos. O DMR é um caso de sucesso, no qual realizamos mais de 50% das ações mundiais e somos reconhecidos pelo WKD como um modelo a ser seguido. Com essa iniciativa, temos a oportunidade de conscientizar profissionais de saúde, autoridades e sobretudo a população sobre doenças renais. Consideramos que a mulher é um potencial agente de prevenção da DRC, que merece notoriedade nesta missão”, justifica Dra. Carmen Tzanno, presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia.
A Campanha ainda conta com apoio de celebridades de diversas partes do mundo. No ano passado, a apresentadora Angélica Ksy e a atriz Júlia Gomez ficaram entre os top 4 com maior interação nas redes sociais. O jogador de futebol Neymar e o treinador da Seleção Brasileira de Futebol Tite também vestiram a camiseta comemorativa do evento, entre outros famosos.
Para prevenir a Doença Renal Crônica, pratique exercício físico regularmente, controle o nível de açúcar no sangue para evitar o diabetes, monitore a pressão arterial, mantenha uma alimentação saudável e evite o sobrepeso, hidrate-se ingerindo líquidos não alcoólicos, não fume, não tome remédios sem orientação médica e consulte um médico frequentemente para verificar a situação dos rins.