O Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa promove, dias 5 e 6 de abril, o 2º Simpósio de Oncologia Cutânea, com a presença de palestrantes internacionais e especialistas de todo o Brasil. Voltado para oncologistas clínicos, dermatologistas, cirurgiões, médicos residentes, o objetivo do evento é discutir os recentes avanços no tratamento do melanoma e de outros tumores cutâneos.
De acordo com um dos coordenadores do evento, Dr. Rodrigo Munhoz, as promessas de terapia imunológicas contra o câncer começaram a ser cumpridas com a chegada de uma nova classe de medicamentos. “Isso beneficiou os pacientes com melanoma metastático, dando muito mais qualidade de vida a eles.”
Segundo o oncologista, as notícias são boas, mas o desafio permanece. “Só conseguiremos transformar a realidade do melanoma e outros tumores cutâneos no Brasil trabalhando de forma integrada”, acrescenta Munhoz.
Para discutir como superar esses desafios, o evento contará com a presença do dermatologista alemão Axel Hauschild, o oncologista clínico Michael A. Postow e o cirurgião oncológico Robert Andtbacka, ambos americanos, além de especialistas brasileiros.
Em paralelo ao simpósio será realizado, no dia 6, um evento gratuito, voltado para pacientes e público em geral. Trata-se de uma mesa-redonda que contará com a participação dos especialistas que estarão no simpósio. Esta mesa-redonda, será realizada em conjunto com o Instituto Oncoguia, Melanoma Brasil e Juntos Contra o Melanoma e irá discutir temas relevantes com espaço para perguntas dos presentes.